Notícias

Banca de DEFESA: LAIARA CRISTINA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAIARA CRISTINA DA SILVA
DATA: 26/04/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet: meet.google.com/uin-puam-eof
TÍTULO: Um descritor híbrido de dados clínicos com textura ou deep features para classificação de patologias renais
PALAVRAS-CHAVES: aprendizagem de máquina. patologia renal. diagnóstico. dados clínicos. descritores de imagem. Árvore de Decisão. SVM. Random Forest. MLP.
PÁGINAS: 66
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Sistemas de Informação
RESUMO:

A importância da função glomerular na fisiologia renal e o fato de suas lesões afetarem outros segmentos do néfron caracterizam as enfermidades glomerulares, como um dos principais problemas em Nefrologia nos dias de hoje. No Brasil, as glomerulopatias são uma das causas mais comuns de falência renal e responsáveis por cerca de 27% dos transplantes. Desta forma, encontrar e classificar lesões glomerulares são etapas fundamentais para o diagnóstico de muitas doenças renais e que contam com a experiência de um nefropatologista. Além disso, muitos fatores como fadiga e trabalho repetitivo inerentes à profissão podem conduzir a um diagnóstico errado. Por outro lado a Aprendizagem de Máquina se apresenta como importante ferramenta devido à sua capacidade de simular o conhecimento de um especialista a partir de experiências passadas, por isso, vêm sendo utilizada com sucesso na resolução de muitos problemas complexos. Tendo isso em vista, este trabalho realiza um estudo comparativo entre os algoritmos de Aprendizagem de Máquina Árvore de Decisão, SVM, Random Forest e MLP a fim de propor um modelo de classificador que auxilie o profissional especialista na definição de um diagnóstico de patologia renal. Concomitante ao estudo comparativo entre os classificadores, este trabalho também analisa 6 descritores de textura das imagens, cuja combinação de 1 ou mais desses descritores será adicionada aos dados clínicos correspondentes à cada imagem e juntos servirão como entrada de um classificador. Além disso, outro conjunto híbrido de dados clínicos com deep features foram testados, ao todo foram testadas 5 redes pré-treinadas. Os melhores resultados que obtivemos foi quando concatenamos os recursos de DC e HOG, que resultou em um excelente índice Kappa e acurácia de 98,46% e quando concatenamos DC e MobileNet, obtivemos índice Kappa excelente e acurácia de 95,38%.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1446435 - VINICIUS PONTE MACHADO
Interno - 1579396 - RODRIGO DE MELO SOUZA VERAS
Externo ao Programa - 1617352 - KEYLLA MARIA DE SÁ URTIGA AITA
Externo à Instituição - ANGELO AMÂNCIO DUARTE - UEFS
Notícia cadastrada em: 28/03/2022 07:58
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 13/08/2022 19:16