1ª DEFESA DE MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA

A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Piauí comunica à comunidade acadêmica que no dia 13 de Julho às 9h ocorreu a 1ª defesa de Mestrado do Programa intitulada “Modulação SHE-PWM Aplicada a um Inversor Multinível Híbrido Simétrico Trifásico De Cinco Níveis Baseado nas Topologias Half-Bridge e ANPC” defendida pelo discente Max Dannyell de Carvalho Alves.

Abertura da seção contou com a presença da Profa. Dra. Regina Lucia Ferreira Gomes (Pro-Reitora de Ensino de Pós-Graduação da UFPI) o Prof. Dr. Rafael Rocha Matias (Vice_diretor do Centro de Tecnologia da UFPI) e do Prof. Dr. Otacílio da Mota Almeida (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFPI).

O Prof. Otacílio da Mota abriu a seção falando sobre Programa que atualmente conta com 67 discentes, da grande procura pelo programa partidos dos cinco cursos de graduação em Engenharia Elétrica do estado e de empresas estabelecidas no estado, do incremento nos projetos de Pesquisa e Desenvolvimento assinados e por assinar com empresas do setor e, por fim dos desafios e da importância do Programa para o estado do Piauí.

Em seguida o Prof. Dr. Rafael Rocha colocou sobre a importância do programa para o Centro de Tecnologia (CT) que até dois anos atrás não possuía nenhum programa de pós-graduação e hoje conta com dois programas o da Engenharia Elétrica e com o programa de Pós-Graduação em Engenharia dos Materiais o que demostra um esforço do CT no sentido de estabelecer-se como centro gerador de pesquisas e desenvolvimentos.

A seção foi encerrada pela Profa. Dra Regina Lucia (Pró-reitora de Pós-Graduação) que colocou as desculpas pela ausência do Magnifico Reitor da UFPI o prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, que cumpria fora de Teresina agenda da ANDIFIS, mas que a mesma estava ali para representar a Reitoria e Pró-reitoria. Em seguida falou sobre a importância da 1ª Defesa do programa de Pós-Graduação em Engenharia dentro do contexto que o desenvolvimento nas áreas de energia é prioridade para o estado do Piauí assim como para UFPI que acompanha os anseios da sociedade. Discursou também sobre o crescimento da Pós-Graduação na UFPI que conta atualmente com 43 Programas de Pós-Graduação com 53 cursos entre mestrados e doutorados, da sua importância para o crescimento da instituição a ponto de justificar a criação pelo atual Magnífico Reitor de uma Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação para melhorar o acompanhamento dos programas e busca da consolidação dos mesmos. Discursou também sobre os vários programas de incentivos que vem sendo lançados na forma de edital tais como o edital de incentivos às produções relevantes, o edital de bolsas de produtividade em pesquisa. Que apesar de um momento difícil de contingenciamento a UFPI tem sempre procurado investir em pesquisa e Pós-Graduação.

Terminada a fala Pró-Reitora a seção de abertura foi encerrada e se deu prosseguimento à seção de 1ª defesa do Aluno Max Dannyell de Carvalho Alves orientado pela profa. Dra. Ranoyca Nayana Alencar Leão e Silva Aquino e teve como banca de avaliação os professores Dr. Demercil de Souza Oliveira Júnior (Univ. Federal do Ceará), DR. Gustavo Alves de Lima Henn (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira) e o Professor Dr. Rafael Rocha Matias (UFPI).

Notícia cadastrada em: 24/07/2018 12:14
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 20/04/2024 11:47