Banca de DEFESA: MARCO AURELIO MEDEIROS DO NASCIMENTO

DISCENTE: MARCO AURELIO MEDEIROS DO NASCIMENTO
DATA: 06/06/2022
LOCAL: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI
TÍTULO: ESTUDO SOBRE VALORAÇÃO DE PATENTE DO SEGMENTO ALIMENTÍCIO APLICADO AO NÚCLEO DE INOVAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIAS – NINTEC, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ-UFPI
PALAVRAS-CHAVES: Transferência de tecnologia. Valoração. Propriedade Intelectual. Núcleos de Inovação Tecnológicas (NITs).
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

A definição do valor a ser pago pela exploração comercial de tecnologias é uma das etapas mais delicadas no processo de negociação de acordos de propriedade intelectual. Etapa essa denominada de valoração, consiste na determinação do valor monetário de um ativo, por meio de avaliações econômicas e financeiras. Segundo a Lei nº 10.973/2004 (Lei da Inovação), no âmbito das Instituições Científica, Tecnológicas e de Inovação (ICTs), cabem aos Núcleos de Inovação Tecnológicas (NITs) gerir as atividades de transferência de tecnologias, lançando mão das metodologias de valoração para quantificar o valor monetário das tecnologias que pretende licenciar ao setor empresarial. No entanto, os NITs das Universidades Federais têm encontrado dificuldades em realizar a valoração dos seus ativos intelectuais, por vários motivos. Na perspectiva de desenvolver uma pesquisa que contribua para a disseminação e explicação das metodologias de valoração aos NITs das Universidades Federais, este trabalho busca identificar e aplicar uma proposta de valoração à patente de “Composição e método de produção de casquinha de sorvete com farinha de castanha de cajuí” (MU 6300496-8) do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologias – NINTEC, da Universidade Federal do Piauí. Apresenta as principais metodologias relatadas na literatura, tais como a de Custos, por Meio de Múltiplos e Valor de Mercado, Fluxo de Caixa Descontado (FCD), Opções Reais, Regra dos 25%, Modelo Alternativo com base no NPT, destacando seus conceitos e características. Traz um histórico sobre as metodologias de valoração aplicadas nas Universidades e verifica as experiências desenvolvidas pelo NIT da UFPI no processo de valoração e transferência de patentes. A pesquisa é do tipo aplicada; qualitativa e exploratória quanto à abordagem e objetivos; e bibliográfica, documental e de campo, quanto aos procedimentos. Para a investigação científica foram utilizadas as técnicas de busca em fontes bibliográficas, secundárias de dados e observação assistemática. Dentre os principais resultados, verificou-se que a metodologia Alternativa com base no NPT desenvolvida por Pita (2010) é a mais adequada para valorar a patente do segmento alimentício desenvolvida pela UFPI, considerando as informações do ativo de PI e atual estrutura no NIT desta ICT. E apresenta como produto final um manual para valoração de tecnologias do segmento alimentício, adaptável para patentes de outros segmentos.

Presidente - 1167746 - REGILDA SARAIVA DOS REIS MOREIRA ARAUJO
Interno - 768.344.093-00 - VANESSA NUNES DE SOUSA ALENCAR VASCONCELOS - UESPI
Externo à Instituição - FRANCISCO GILSON REBOUÇAS PÔRTO JUNIOR - UFT
Notícia cadastrada em: 06/06/2022 10:19