Workshop: "Excel para Biólogos: indo além das planilhas"

MINISTRANTE

Philip Russo da Silva

Biólogo (Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Belo Horizonte - MG)

Mestrado em Zoologia (Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Belo Horizonte - MG)

Doutorando em Zoologia (Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Belo Horizonte - MG)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2601308987666637

OBJETIVO GERAL
Apresentar recursos básicos e avançados do software Microsoft Excel, fornecendo assim subsídios para a utilização deste software em projetos de pesquisa na área de Ciências Biológicas.

PROGRAMAÇÃO
26/abr – 9:00 -12:00h. Apresentação - soluções para gerenciar bancos de dados na plataforma Microsoft Office. Modelos de bancos de dados. Conhecendo o Excel, Access, Power BI e Power Query. Trabalhando com planilhas e tabelas – parte I: Criando Tabelas; Inserção manual e formatação de dados; Localizar e Substituir; Filtro e Classificação de dados; Formatação condicional; Ferramentas de dados I – Texto para colunas e remoção de duplicatas; Gráficos e mini gráficos.

27/abr – 9:00 -12:00h. Trabalhando com planilhas e tabelas – parte II: Definição de nomes; Obtenção e transformação de dados; Tabela Dinâmica e Gráfico Dinâmico; Validação de dados; Segmentação de dados; Linha do tempo; Proteção de dados.

28/abr – 9:00 -12:00h. Fórmulas do Excel – parte I: Trancamento de células – referência absoluta e relativa; Referências e transposição de fórmulas; Funções matemáticas básicas; Funções de Data e Hora; Funções Estatísticas; Funções Pesquisa e Referência; Funções de Texto.

29/abr – 9:00 -12:00h. Fórmulas do Excel – parte II: Funções Lógicas; Funções de Informações; Fórmula matricial; Usando fórmulas como parâmetros de fórmulas; Visual Basic; Macros.

PRÉ-REQUISITO PARA INSCRIÇÃO
-Estar regularmente matriculado em curso de graduação em Ciências Biológicas ou em curso de Pós-Graduação na área de Biodiversidade da CAPES, ou Pós-Graduação cuja área de avaliação pela CAPES seja considerada correlata a área de Ciências Biológicas.
-Profissionais não matriculados em cursos de pós-graduação ou que não atendam as áreas do conhecimento descritos acima, poderão, eventualmente, ser aceitos, desde que haja vagas remanescentes.

LOCAL DE INSCRIÇÃO:

Formulário no Google Forms, acessado através de qualquer um dos seguintes links:

Link 1
Link 2

DATA LIMITE PARA INSCRIÇÕES:

23 de abril de 2021

LOCAL DE REALIZAÇÃO
Por meio de sala de webconferência, através da Plataforma Google Meet. O link será enviado posteriormente aos candidatos inscritos e selecionados.

ORGANIZAÇÃO
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação – PPGBC/UFPI.

MAIS INFORMAÇÕES
Consulte o arquivo em anexo, ou escreva para: ppgbc@ufpi.edu.br

Notícia cadastrada em: 15/04/2021 09:45
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.sigaa 28/03/2024 18:02