Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: DOUGLAS DA CRUZ SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DOUGLAS DA CRUZ SOUSA
DATA: 18/05/2016
HORA: 14:30
LOCAL: Auditório do Departamento de Quimica
TÍTULO:

SÍNTESE DE BIOCOMPÓSITOS DE MATRIZ TERMOPLÁSTICA DE AMIDO DE BABAÇU REFORÇADOS COM FIBRAS DO EPICARPO DO BABAÇU : ESTUDO DO EFEITO DE TRATAMENTOS QUIMICOS APLICADOS AS FIBRAS.  


PALAVRAS-CHAVES:

 amido termoplástico; fibras lignocelulósicas; biocompósitos; coco babaçu. 


PÁGINAS: 25
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
RESUMO:

O mesocarpo de babaçu foi caracterizado e utilizado na preparação de amido termoplástico. Este foi aplicado como matriz em biocompósitos reforçados com fibras do epicarpo do babaçu. As fibras passaram por sucessivos estágios de tratamento: lavagem, alcalinização e branqueamento. Os materiais obtidos foram caracterizados pelas técnicas de FTIR, TG, DRX, MEV e absorção de umidade. Os resultados revelaram a natureza amilácea do mesocarpo do coco babaçu, que apresenta perfil de difração típico de amido do tipo C. As micrografias mostraram que os tratamentos promoveram a remoção gradual de hemicelulose e lignina da superfície das fibras, expondo sua estrutura interfibrilar. A cristalinidade e a estabilidade térmica das fibras cresceram a cada estágio de tratamento aplicado, devido à remoção de componentes amorfos. A incorporação das fibras na matriz provocou diminuição da absorção de umidade entre 4,3 e 6,9%, sendo que a redução foi mais significativa ocorreu nos compósitos obtidos com as fibras branqueadas. Não houve diferenças significativas na estabilidade térmica dos compósitos e da matriz. As micrografias dos compósitos revelaram que houve uma boa interação entre a matriz e os reforços, sendo que essa interação foi favorecida a cada estágio de tratamento.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 937.233.853-20 - ADRIANO GOMES DE CASTRO - UNICAMP
Presidente - 1357378 - CARLA VERONICA RODARTE DE MOURA
Interno - 1553988 - EDSON CAVALCANTI DA SILVA FILHO
Interno - 1714193 - JOSE MILTON ELIAS DE MATOS
Notícia cadastrada em: 09/05/2016 11:32
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 29/03/2024 06:53