Banca de QUALIFICAÇÃO: ÉZIO RAUL ALVES DE SÁ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ÉZIO RAUL ALVES DE SÁ
DATA: 31/01/2017
LOCAL: Núcleo de Pós-Graduação da UESPI - NPG
TÍTULO: TERMODINÂMICA: UMA PROPOSTA DE ENSINO A PARTIR DA QUÍMICA COMPUTACIONAL
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Química; Softwares de Modelagem Molecular; Tutoriais; Termodinâmica Química.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Físico-Química
ESPECIALIDADE: Química Teórica

A educação devido a uma série de novos fatores tecnológicos e comportamentais vem passando por grandes mudanças nas últimas décadas, tais como a utilização de ferramentas que proporcionam a visualização e reprodução de modelos dinâmicos. Neste sentido, os softwares de simulação e as ferramentas de modelagem molecular no Ensino de Química, surgem com a finalidade de desenvolverem a compreensão conceitual e minimizarem o aprendizado mecânico dos estudantes. Com isso a presente pesquisa busca facilitar a compreensão de conceitos a partir dos conteúdos de Termodinâmica Química ministrados na disciplina de Físico-Química I para uma amostra de 14 estudantes, do 5º período, do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual do Piauí, campus Torquato Neto. Para isso, foram produzidos e aplicados tutoriais que auxiliaram na utilização dos softwares de modelagem molecular nas aulas práticas de química computacional. A partir das análises dos questionários pode-se perceber que a utilização de tal ferramenta de ensino contribuiu para o aprofundamento do conhecimento em química, ajudou a estabelecer uma visão mais realística do mundo microscópico, minimizou as limitações matemáticas na resolução de cálculos termoquímicos e melhorou o interesse e a motivação dos estudantes pelo aprendizado. Desse modo foi possível mostrar a importância da utilização e aplicação dos softwares de modelagem molecular no ensino, abordar e esclarecer conceitos e problemas termodinâmicos, e verificar uma melhoria no desempenho dos estudantes.

Presidente - 778.751.253-91 - FRANCISCO DAS CHAGAS ALVES LIMA - UESPI
Interno - 756.483.183-91 - GERALDO EDUARDO DA LUZ JUNIOR - UESPI
Interno - 2146995 - SAMUEL ANDERSON ALVES DE SOUSA
Externo ao Programa - 150.292.393-91 - JOSE MACHADO MOITA NETO - UFPI