Notícias

Banca de DEFESA: ANDRENILTON FERREIRA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRENILTON FERREIRA SILVA
DATA: 28/02/2018
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do Departamento de Química
TÍTULO: Caracterização paleoambiental de rochas geradoras da Bacia do Amazonas, Formação Barreirinha (Afloramento em Rurópolis-PA)
PALAVRAS-CHAVES: Paleoambiente, Biomarcadores, Devoniano, Formação Barreirinha, Bacia do Amazonas
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Química Orgânica
ESPECIALIDADE: Química dos Produtos Naturais
RESUMO:

A Formação Barreirinha (FB) - Devoniano é a principal geradora da Bacia do Amazonas, sendo depositada durante transgressões marinhas com grandes acumulações de folhelhos ricos em matéria orgânica em condições anóxidas. A composição molecular de biomarcadores amostras de afloramento correspondentes a FB foi estudada, com objetivo de se avaliar o paleoambiente deposicional, maturação e qualidade da matéria orgânica. Sete amostras de afloramento foram submetidas a extração em sistema tipo Soxhlet, fracionadas em coluna aberta e analisadas por CG-EM e CG-EM/EM. Parâmetros calculados para as amostras sugerem rochas imaturas, matéria orgânica depositada em ambiente sub óxido à óxido, baixa salinidade (o que é confirmado com a presença de poliprenoides pentacíclicos -TPP’s em ordem crescente da base para o topo (BA-01A-BA-07G), ausência ou baixa abundância relativa de gamacerano e b-carotano) e contribuição de mistura de aporte terrestre (abundante concentração de C29Esterano), lagunar (altas concentrações de terpanos pentacícliclos e alta relação Hop./Est.) e marinha (diagrama tipo Van Krevelen).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1549302 - SIDNEY GONCALO DE LIMA
Interno - 2351542 - CICERO ALVES LOPES JUNIOR
Externo à Instituição - AFONSO CESAR RODRIGUES NOGUEIRA - UFPA
Externo à Instituição - GUSTAVO RODRIGUES DE SOUSA JÚNIOR - UNICAMP
Notícia cadastrada em: 16/03/2018 10:02
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.sigaa 28/03/2024 17:08