Notícias

Banca de DEFESA: LEONARDO DE SOUSA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEONARDO DE SOUSA DA SILVA
DATA: 13/11/2020
HORA: 08:00
LOCAL: sala virtual - link de acesso à sala - ____________,
TÍTULO: CONSIDERAÇÕES COMPUTACIONAIS SOBRE O MECANISMO E A ESTEREOSSELETIVIDADE DE REAÇÕES DE CICLOPROPANAÇÃO VIA FERRO-CARBENOS
PALAVRAS-CHAVES: Ciclopropanação, mecanismo da reação, estereosseletividade, Ferro-carbenos e cálculos DFT.
PÁGINAS: 29
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Físico-Química
ESPECIALIDADE: Química Teórica
RESUMO:

A transferência de carbeno para olefinas é uma importante abordagem para sintetizar anéis de ciclopropila. Os complexos de ferro-carbeno contendo os grupos heme e piano-stool (CpFe(CO)2) como ligantes ancilares, são considerados catalisadores importantes para esse tipo de reação. No entanto, não há um consenso quanto ao mecanismo da reação. Nesse contexto, este trabalho busca entender o mecanismo da reação de ciclopropanação a partir do ferro-carbeno, considerando diferentes estados de spin, e os efeitos de diferentes substituintes de carbeno e olefina na estereosseletividade da reação. Para isso, foram realizados cálculos com nível de teoria DFT (Density Functional Theory) para modelar superfícies de energia potencial.
   Os resultados sugerem que a ciclopropanação de olefinas ocorre principalmente pelo mecanismo passo a passo, no caso do heme-carbeno envolvendo as superfícies do estado de spin singleto, tripleto e singleto de camada aberta, indicando um mecanismo de multiestados, enquanto para o CpFe(CO)
2-carbeno o mecanismo ocorre apenas no estado singleto. Em relação a estereosseletividade, a ciclopropanação catalisada pelo heme-carbeno com substituintes aril, é determinada pelo controle cinético da reação, porém no caso do heme-carbeno-acetato, em reação com diferentes olefinas derivadas do estireno, o controle termodinâmico é dominante. Por outro lado, para o CpFe(CO)2-carbeno a estereosseletividade cis é observada devido a presença de interações não covalentes existentes na geometria do estado de transição principal da reação, os quais não aparecem no caso dos heme-carbenos, correspondendo às estereosseletividades experimentais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1167870 - ALEXANDRE ARAUJO DE SOUZA
Interno - 1714193 - JOSE MILTON ELIAS DE MATOS
Interno - 2057327 - EGIL DE BRITO SA
Interno - 778.751.253-91 - FRANCISCO DAS CHAGAS ALVES LIMA - UESPI
Externo à Instituição - WILLIAM RICARDO ROCHA - UFMG
Notícia cadastrada em: 21/10/2020 07:48
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 29/03/2024 03:44