Notícias

Banca de DEFESA: MÁRCIA DE JESUS ALVES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MÁRCIA DE JESUS ALVES
DATA: 20/08/2013
HORA: 14:30
LOCAL: Auditório do Depto de Química
TÍTULO:

Contribuição Ao Estudo Químico e Biológico de  Piptadenia moniliformis Benth (Leguminosae-Mimosoideae)


PALAVRAS-CHAVES:

 Piptadenia moniliformis; planta melitófila; polifenóis; flavonóides;  antioxidante;


PÁGINAS: 104
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Química Orgânica
ESPECIALIDADE: Química dos Produtos Naturais
RESUMO:

 

 

Resumo

            Piptadenia moniliformis Benth é uma planta melitófila conhecida como “catanduba” ou “angico-de-bezerro”, pertencente à família Leguminosae. Esta espécie foi identificada como fonte de pólen acessório constado em análise palinológica de própolise de pólen do estado do Piauí, que é um dos estados que se destacam na produção de mel no país.  Após análise em CG-EM, foram identificadas vários constituintes voláteis das cascas do caule, das folhas e das flores, destacando-se o epóxi-linalol, que foi comum às flores e folhas, o Z-heptacos-2-eno, presente nas folhas e cascas do caule, e alguns que foram majoritários em partes específicas da planta, como o monoterpeno mirtanol, nas cascas do caule e a aristolona, nas folhas.

            Na análise dos constituintes metilados, obteve-se como constituinte comum a todas frações hexânicas, o octadeca-9,12-dienoato de metila, presente em grande quantidade em todas as partes da planta analisadas. Nas frações diclorometano sililadas das sementes e das cascas do caule, os principais constituintes foram o estigmasta-x,5-dien-3-metóxi e cetoxima do ácido o-metil glicônico sililado e na fração acetato de etila das vagens jovens, o ácido glicurônico. Na quantificação do teor de fenóis e flavonoides totais, o extrato hidroalcoólico foi o que apresentou o maior teor nas duas quantificações. Na atividade antioxidante todas as amostras apresentaram atividade frente aos radicais DPPH, sendo que a fração aquosa e extrato hidroalcoólico apresentaram atividade equiparada a rutina pelo método DPPH. As frações diclorometano e acetato de etila das sementes e hidroalcoólica das cascas das vagens mostraram moderada atividade pelo método do MTT.

 

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1167257 - ANTONIA MARIA DAS GRACAS LOPES CITO
Interno - 1167592 - MARIANA HELENA CHAVES
Externo ao Programa - 1795831 - STANLEY JUAN CHAVEZ GUTIERREZ
Notícia cadastrada em: 20/08/2013 10:31
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.sigaa 19/04/2024 10:41