Banca de QUALIFICAÇÃO: MATHEUS LADISLAU GOMES DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MATHEUS LADISLAU GOMES DE OLIVEIRA
DATA: 31/08/2022
LOCAL: Google meet
TÍTULO: Alfabetização Científica e Ensino de Química: Produção de Uma Sequência Didática para Promover Aprendizados na EJA
PALAVRAS-CHAVES: Alfabetização Científica; Sequência didática; Ensino-aprendizagem.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química

A disciplina de Química tende a ser considerada complexa e de difícil compreensão pelos educandos, mesmo nas escolas regulares e, principalmente na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Assim, novos métodos de ensino são necessários para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem em Química para aprendizes adultos. Neste trabalho propomos uma Sequência Didática (SD) baseada nos pressupostos teóricos da Alfabetização Científica (AC) e da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, a partir da temática sobre a Pandemia de SARS-COV-2 e “Fake News”. Dessa forma, buscamos investigar como uma SD pautada pelo modelo da AC pode influenciar o processo de ensino e aprendizagem da disciplina de Química na EJA. Diante disso, elaboramos e aplicamos uma SD com atividades para potencializar a aprendizagem de conceitos químicos, e produzimos um material didático para auxiliar docentes na abordagem da AC. Além disso, buscou-se traçar o perfil dos estudantes em relação ao espalhamento de Fake News e as dificuldades encontradas na disciplina de Química. Com base nas análises qualitativas foi possível perceber que a SD potencializou o aprendizado dos conceitos químicos, além dos alunos terem apresentado uma postura crítica e reflexiva perante a temática trabalhada. Na avaliação quantitativa, foi contabilizado 68,49% de acertos e apenas 31,51% de erros na turma em que a SD foi aplicada, enquanto na turma controle, foi observado 40,97% de acertos e 59,03% de erros. Na avaliação anônima e voluntária sobre a proposta da pesquisa por parte dos alunos, houve uma boa aceitação da SD com 61,50% avaliada como boa e 23,10% como ótima. Diante da análise dos resultados, foi perceptível que a proposta metodológica, se mostrou eficiente na construção do processo de ensino e aprendizagem em turmas de EJA, uma vez que as ações desenvolvidas propiciaram a compreensão dos conteúdos da disciplina e um refino de ideias do senso crítico sobre os conhecimentos relacionados a pesquisa científica, o que contribui para a formação do cidadão crítico e reflexivo.

Presidente - 2406262 - ROBERTO ALVES DE SOUSA LUZ
Interno - 1635927 - EDIVAN CARVALHO VIEIRA
Interno - 1714171 - JANILDO LOPES MAGALHAES
Interno - 1785918 - LUCIANA NOBRE DE ABREU FERREIRA