Banca de QUALIFICAÇÃO: RANYELLE OLIVEIRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RANYELLE OLIVEIRA DA SILVA
DATA: 09/01/2023
TÍTULO: MEMES E EDUCAÇÃO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA
PALAVRAS-CHAVES: Estratégias de Ensino-Aprendizagem. Memes. Química. Material Didático. Aprendizagem Significativa.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química

O advento das tecnologias e das mídias sociais na sociedade vêm proporcionando mudanças no processo de ensino-aprendizagem. Neste sentido, os memes têm assumido um papel importante como um método alternativo e inovador para auxiliar os alunos na aprendizagem e fixação de conteúdos, além de gerar um maior engajamento dos alunos. Contudo, nem todo meme sobre ciência tem como finalidade divulgar conteúdo científico e/ou a sua produção não possui viés pedagógico. Deste modo, o presente estudo objetivou produzir um material didático para o ensino de Físico-Química que possa auxiliar o professor e discutir possíveis estratégias de aplicação em sala de aula. Trata-se de um trabalho com natureza básica, de caráter exploratório e com abordagem qualitativa. Os memes foram produzidos a partir da utilização dos softwares: Adobe Illustrator e CorelDraw e, as estratégias de aplicação do material didático foram discutidas através da Mudança Conceitual e Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Portanto, por intermédio do pressuposto teórico, foram exploradas as estratégias no Ensino de Química com a utilização de memes. Diante disso, constatou-se que, embora atualmente a produção de material didático esteja crescendo, poucas são as discussões acerca de como esses materiais podem nortear o docente. Logo, foi possível verificar que o material didático proposto tem potencial em auxiliar professores na sua prática pedagógica, visto que, através dos aspectos visuais e da linguagem acessível dos memes foi possível desenvolver estratégias para a sua utilização dentro da sala de aula.

Presidente - 2406262 - ROBERTO ALVES DE SOUSA LUZ
Interno - 1635927 - EDIVAN CARVALHO VIEIRA
Interno - 1714171 - JANILDO LOPES MAGALHAES
Externo à Instituição - LUZILENE SOUSA ROSAS - IFMA