Notícias

Banca de DEFESA: INGRID LORRANA DA SILVA GOMES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: INGRID LORRANA DA SILVA GOMES
DATA: 07/02/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do Programa de Pós-Graduação em Química
TÍTULO: Abordagens analíticas para determinação simultânea de Ca, Cr, Fe e Mn em chás detox empregando Espectrometria de Emissão Ótica em Plasma Induzida por Laser (LIBS) e Microfluorescência de Raios X de Energia Dispersiva (µEDXRF)
PALAVRAS-CHAVES: LIBS; µEDXRF; chás detox; determinação simultânea
PÁGINAS: 68
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Química Analítica
RESUMO:

O chá é uma bebida milenar e o seu consumo geralmente está relacionado à melhoria da saúde, devido aos seus inúmeros benefícios diuréticos, antioxidantes, anti-inflamatórios. Possuem diversas fontes de macro (cálcio) e micronutrientes (cromo, ferro e manganês) cuja quantidade deve ser avaliada para evitar possíveis ingestão indesejável. Assim, estudo teve como objetivo o desenvolvimento de métodos para a determinação simultânea de Ca, Cr, Fe e Mn em chás detox empregando a espectrometria de Emissão Ótica em Plasma Induzida por Laser (LIBS) e a Espectrometria de Microfluorescência de Raios X de Energia Dispersiva (µEDXRF). Utilizou-se o método de calibração baseado na adição de padrão combinado com a utilização do padrão interno para LIBS (SAIS-LIBS) e a adição de padrão para µEDXRF. A partir da combinação SAIS-LIBS foi possível ter uma melhoria na linearidade e desempenho para as curvas analíticas dos elementos estudados, encontrando valores de r2 = 0,996. Os limites de detecção foram calculados, obtendo 0,76 e 0,80 µg g-1 para o Ca, 0,63 e 0,68 µg g-1 para o Cr, 1,2 e 1,1 µg g-1 para o Fe e 0,56 e 1,4 µg g -1 para o Mn para as técnicas LIBS e µEDXRF, respectivamente. Os resultados obtidos pelos métodos propostos não apresentaram diferenças significativas em um nível de confiança de 95% quando comparados com o método de referência, baseado em ICP OES, atestando sua exatidão. Os métodos propostos são adequados para análise de chás detox empregando uma abordagem analítica rápida, que requer tratamento simples das amostras, de baixo custo, multielementar simultânea e com baixa geração de resíduos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2350685 - BENEDITO BATISTA FARIAS FILHO
Interno - 1635927 - EDIVAN CARVALHO VIEIRA
Interno - 2059797 - HERBERT DE SOUSA BARBOSA
Externo à Instituição - LIVIA PAULIA DIAS RIBEIRO - UNILAB
Notícia cadastrada em: 19/01/2023 08:41
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 25/04/2024 12:13