Notícias

Banca de DEFESA: RANYELLE OLIVEIRA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RANYELLE OLIVEIRA DA SILVA
DATA: 05/04/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do Programa de Pós-graduação em Química
TÍTULO: MEMES E EDUCAÇÃO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA
PALAVRAS-CHAVES: Estratégias de Ensino-Aprendizagem. Memes. Química. Aprendizagem Significativa.
PÁGINAS: 53
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
RESUMO:

O uso de memes científicos como recurso didático em sala de aula tem se tornado cada vez
mais comum e popular entre os professores. Esses memes utilizam imagens, vídeos ou frases
relacionadas a temas científicos, com um tom humorístico, irônico ou satírico. Essa linguagem
descontraída e popular pode ser uma ferramenta interessante para engajar os alunos, tornar as
aulas mais dinâmicas e facilitar a compreensão de conceitos. Contudo, nem todo meme sobre
ciência tem como finalidade divulgar conteúdo científico e/ou a sua produção não possui viés
pedagógico. Deste modo, o presente estudo teve como objetivo discutir algumas estratégias que
podem auxiliar os professores na aplicação dos memes de forma eficaz em suas práticas
pedagógicas. Trata-se de um trabalho com natureza básica, de caráter exploratório e com
abordagem qualitativa. Os memes foram produzidos a partir da utilização dos softwares: Adobe
Illustrator e CorelDraw e, as estratégias de aplicação foram discutidas através da
Mudança/Evolução Conceitual e Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Portanto, por
intermédio do pressuposto teórico, foram exploradas diferentes estratégias do uso dos memes
no Ensino de Química. Constatou-se que, seja crescente o uso de memes como recurso didático,
poucas são as discussões acerca de como a aplicação desses recursos podem nortear a prática
pedagógica dos docentes. Neste sentido, com base nos aspectos visuais e na linguagem
acessível dos memes foi possível desenvolver e discutir estratégias com potencial de auxiliar
os professores na utilização de memes alinhadas com os objetivos pedagógicos de suas aulas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2406262 - ROBERTO ALVES DE SOUSA LUZ
Interno - 1635927 - EDIVAN CARVALHO VIEIRA
Interno - 1714171 - JANILDO LOPES MAGALHAES
Externo à Instituição - LUZILENE SOUSA ROSAS - IFMA
Notícia cadastrada em: 31/03/2023 11:32
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.sigaa 14/06/2024 15:29