Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIEL DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIEL DE SOUSA
DATA: 22/09/2023
HORA: 08:30
LOCAL: Auditório do PPGQ
TÍTULO: Avaliação dos teores de Fe e Zn em cultivares de Feijão-Caupi por meio da técnica de Fluorescência de Raios-X por Dispersão de Energia (ED-XRF) em equipamento portátil.
PALAVRAS-CHAVES: Ferro; Zinco; Feijão Caupí, p-ED-XRF
PÁGINAS: 21
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Química Analítica
ESPECIALIDADE: Instrumentação Analítica
RESUMO:

Este estudo investigou o uso da técnica de fluorescência de raios X por dispersão de energia portátil (ED-XRF) em equipamento portátil para analisar os teores de ferro (Fe) e zinco (Zn) em cultivares de feijão-caupi biofortificados e não-biofortificados bem como em amostras comerciais de feijão. Para analise das amostras de feijão, um método rápido e sustentável foi proposto baseado na confecção de pastilhas, a partir das amostras trituradas, para analise dos teores totais de Fe e Zn. A quantificação foi realizada através da extrapolação da curva analítica de calibração pelo método de adição de padrão, com base nos sinais da técnica de p-ED-XRF. Para isso, foi avaliada a utilização de uma curva de calibração única, utilizando o cultivar Tumucumaque como matriz modelo. Os resultados obtidos, para as analises dos teores de Fe e Zn, com valores de R² superiores a 0,98, mostraram a eficácia no processo de dopagem das pastilhas onde foram obtidos limites de quantificação (LQ) aceitáveis. Pelo método de extrapolação, foram obtidos valores de Fe e Zn estatisticamente comparáveis aos obtidos por ICP-MS. A utilização da curva de calibração única para avaliação das demais amostras permitiu a determinação quantitativa do Zn em diferentes amostras de feijão, com predições entre 80% e 120% e recuperações de 90 a 110% nos testes de validação com materiais de referência.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2059797 - HERBERT DE SOUSA BARBOSA
Interno - 1167870 - ALEXANDRE ARAUJO DE SOUZA
Interno - 2350685 - BENEDITO BATISTA FARIAS FILHO
Interno - 2146995 - SAMUEL ANDERSON ALVES DE SOUSA
Notícia cadastrada em: 06/09/2023 08:31
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 14/06/2024 14:59