CICLO DE PALESTRAS DO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA - ESCOLA DE VERÃO 2017

Em continuidade às atividades do Ciclo de Palestras do Departamento de Matemática o Prof. Dr. Carlos Humberto Soares Júnior (UFPI) irá proferir palestra intitulada ‘'Teorema da base de Hamelno dia 17/01/2017 (terça-feira)  às 16:00 horas no Auditório da Matemática CCN/ SG - 04 do Campus Ministro Petrônio Portella, Teresina - PI.

RESUMO: O Axioma da Escolha, uma das mais importantes ferramentas da matemática, é um princípio que diz que dada qualquer família não vazia de conjuntos é possível escolher um elemento em cada conjunto da família. Existem inúmeras faces do axioma da escolha. Uma delas, das mais úteis em matemática, é o Lema de Zorn, o qual afirma que se X é um conjunto parcialmente ordenado tal que toda cadeia em X tem uma cota superior, então X contém um elemento maximal. Nesta palestra usaremos o Lema de Zorn para demonstrar o Teorema da Base de Hamel, isto é, demostrar que todo espaço vetorial possui uma base.

Notícia cadastrada em: 16/01/2017 14:02
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.sigaa 19/04/2024 19:49