CICLO DE PALESTRAS - ESCOLA DE VERÃO 2017

Em continuidade às atividades do Ciclo de Palestras do Departamento de Matemática o Prof. Dr. Marcondes Rodrigues Clark (UFPI) irá proferir palestra intitulada ‘'Equação de Laplace e Princípio de Lagrangeno dia 19/01/2017 (quinta-feira)  às 17:00 horas no Auditório da Matemática CCN/ SG - 04 do Campus Ministro Petrônio Portella, Teresina - PI.

RESUMO: Mais ou menos no século XVII tem origem o princípio físico de mínima energia com o de trabalho de E. Torricelli (1644), onde ele enunciou seu princípio para um sistema de corpos sob a ação da gravidade. O matemático franco- italiano Joseph Louis Lagrange (1736-1813) em seu histórico trabalho sobre mecânica de partículas “Mecanique Analytique” (1788), anunciou o princípio da mínima energia para campos conservativos em geral. O matemático alemão P. G. Lejeune Dirichlet (1805-1859), aluno de Gauss e Jacobi, demonstrou matematicamente este princípio e sua extensão para corpos elásticos, que sugeriu a partir daí um método matemático de grande generalidade para o estudo das EDP's. Um dos alunos de Dirichlet, em Gottingen, o não menos famoso Georg B. Riemann (1826-1866) atento às suas sugestões, iniciou o desenvolvimento de algumas ideias baseadas no que ele próprio chamou de Princípio de Dirichlet, que deram origem a uma parte indispensável da Teoria Contemporâea das EDP's e influenciaram decisivamente os caminhos da matemática do final do século XIX até hoje. Baseado no Princípio de Lagrande-Dirichlet, deduziremos a Equação de Laplace no espaço tridimensional, e, faremos alguns comentários sobre a mesma.

Notícia cadastrada em: 19/01/2017 12:23
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 19/04/2024 02:37