Banca de QUALIFICAÇÃO: ANSELMO ALVES LUSTOSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANSELMO ALVES LUSTOSA
DATA: 20/07/2021
LOCAL: Apresentação remota via google meet.
TÍTULO: EFEITO DE DUAS DIETAS SOBRE A CAPACIDADE REPRODUTIVA DE CARNEIROS DORPER PURO DE ORIGEM: ALTERAÇÕES MORFOFISIOLÓGICAS E ATRIBUTOS DO SÊMEN.
PALAVRAS-CHAVES: dieta hipercalórica, ganho de peso, testiculo
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
SUBÁREA: Reprodução Animal
ESPECIALIDADE: Fisiopatologia da Reprodução Animal

Originária da África do Sul, a raça Dorper é apontada na literatura como um genótipo novo com altas taxas de crescimento, grande musculosidade e que apresenta facilidade de acúmulo de gordura corporal e marmoreio da carne, além de excelente adaptabilidade ao clima tropical. Essas características historicamente agregam muito valor comercial aos animais de produção, portanto, rapidamente a raça foi disseminada entre os criadores que fornecem animais para reprodução. Nesse contexto, o manejo nutricional direcionado à engorda excessiva das matrizes e reprodutores da raça Dorper é prática comum em período prévio à comercialização em exposições, leilões e eventos de premiação de criadores, embora este tipo de prática possa comprometer a sanidade e bem-estar animal. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito do confinamento e de duas dietas sobre a capacidade reprodutiva de carneiros da raça Dorper Puros de Origem (PO), analisando parâmetros relacionados: às condições bioclimáticas; manejo nutricional e sanitário; ocorrência de doenças; qualidade seminal; parâmetros morfológicos e fisiológicos. O experimento iniciou-se com 32 animais que passaram por um período de 90 dias para adaptação ao manejo intensivo e treinamento para coleta de sêmen e demais variáveis do estudo, seguidas de um período de 116 dias em duas dietas distintas para 22 carneiros divididos em 02 grupos de 11 animais: Dieta de Manutenção (DM), de acordo com o padrão NRC (2012) para manutenção de animais de reposição e Dieta de Superalimentação e Suplementação (DSS) composta por elevados níveis de energia, proteína e suplementação com polivitamínicos e sais minerais. Os   resultados do estudo permitiram observar que os animais confinados e alimentados com a dieta de manutenção no período de 90 dias tiveram ganhos significativos de peso, tamanho de carcaça, perímetro escrotal e volume testicular, além de acúmulo de gordura corporal. Por outro lado, verificou-se um nível considerável de adoecimento dos animais, com observação de casos de acidose ruminal que levou dois animais ao óbito e outros ao desenvolvimento de lesões associadas. No período de 116 dias observou-se que as dietas não diferiram significativamente na morfologia dos grupos, promovendo a continuidade das alterações já relatadas para o período em dieta de manutenção. Entretanto, observou-se um nível de adoecimento maior e comprometimento do desempenho reprodutivo dos carneiros do grupo da dieta supercalórica e superprotéica (DSS).  Em relação aos parâmetros fisiológicos, observou-se que as condições bioclimáticas no limite superior de conforto térmico foram suficientes para elevar as frequências cardíaca e respiratória além da normalidade, porém não houve comprometimento da homeotermia, sendo que o desequilíbrio da temperatura retal só foi significativo após o teste de libido e capacidade de serviço para os dois grupos experimentais. Em relação à qualidade seminal, o confinamento associado a ambas as dietas foi determinante para a piora de significativa de muitos parâmetros quantitativos. Os achados da pesquisa em confronto com a literatura permitiram sugerir que jovens carneiros da raça Dorper submetidos a dietas de manutenção ou engorda em regime de confinamento possuem excelente ganho de peso e carcaça, entretanto, a prática é potencialmente danosa à saúde, capacidade reprodutiva e qualidade seminal de carneiros Dorper reprodutores.

Presidente - 423174 - AMILTON PAULO RAPOSO COSTA
Interno - 1550698 - DANIEL LOUCANA DA COSTA ARAUJO
Externo ao Programa - 3008542 - MICHEL MUÁLEM DE MORAES ALVES
Externo ao Programa - 7423630 - ANTONIO DE SOUSA JUNIOR