Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: TARCISIO VIEIRA DE BRITO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TARCISIO VIEIRA DE BRITO
DATA: 22/03/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Na sala de Reunião da Universidade Federal do Piauí, Parnaíba/PI -UFPI
TÍTULO: GABAPENTINA ATUA NO MODELO DE DOENÇA DE CROHN COMO ANTIINFLAMATÓRIO INTESTINAL ATRAVÉS DO RECEPTOR ATIVADO POR PROLIFERADOR DE PEROXISSOMA GAMA (PPAR-γ)
PALAVRAS-CHAVES: Gabapentina. Inflamação. Colite. Peroxissoma-γ
PÁGINAS: 95
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Biomedicina
RESUMO:

A gabapentina (GBP), análoga do ácido gama-aminobutírico (GABA), é um fármaco anticonvulsivante, com indicações também para neuralgia pós-herpética e dor neuropática. E recentemente foi comprovada a ação da GBP revertendo o processo inflamatório geral. Sendo este efeito baseado na antagonização de eventos e vias pró-inflamatórias específica como, a migração de células do sistema imunológico para o sítio da lesão, a redução da atividade da enzima Ciclooxigenase2 e de citocinas pró-inflamatórias como, TNF-α e IL-1β. Com isto a gabapentina tem um forte indício de estar atuando na inibição do Fator Nuclear КB (NF-КB), um ativador do cluster de genes do processo inflamatório, que incluem os genes para TNF-α e IL1β. E sabendo que o receptor ativado por proliferador de peroxissoma gama (PPARγ) é um importante receptor envolvido na ativação do NF-КB, o presente trabalho teve como objetivo estudar a participação da via do PPAR-γ durante o possível efeito antiinflamatório promovido pela GBP na colite induzida pelo ácido trinitrobenzenosulfônico (TNBS) em ratos. Os resultados aqui apresentados sustentam de forma muito sólida a tese de que a GBP atua diminuindo os parâmetros do processo inflamatório na colite induzida por TNBS, principalmente através da sinalização em mastócitos, e além disto, este efeito atribuído à GBP certamente está relacionado à inter-relação com o receptor PPAR- γ que por sua vez inibe a ativação do NF-kB e tendo como consequência a diminuição da ativação da cadeia gênica relacionada ao processo inflamatório intestinal que por sua vez promove uma melhora significativa do quadro inflamatório apresentado pela colite induzida por TNBS.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1750086 - DANIEL FERNANDO PEREIRA VASCONCELOS
Interno - 1718303 - DURCILENE ALVES DA SILVA
Externo ao Programa - 913.964.335-20 - JOILSON RAMOS DE JESUS - IESVAP
Notícia cadastrada em: 04/02/2019 08:58
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 03/10/2022 20:25