Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: WILSON ROSAS DE VASCONCELOS NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WILSON ROSAS DE VASCONCELOS NETO
DATA: 21/03/2019
HORA: 14:30
LOCAL: Na sala de Reunião da Universidade Federal do Piauí, Parnaíba/PI -UFPI
TÍTULO: Sensor colorimétrico, a base nanopartículas metálicas associadas a polímeros naturais, para detecção de herbicidas organofosforados.
PALAVRAS-CHAVES: polissacarídeos, nanopartículas, sensor, organofosforado, calorímetro
PÁGINAS: 43
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
RESUMO:

A presente pesquisa resultou em um sensor colorimétrico na região da luz visível e ultravioleta a base de nanopartículas de prata estabilizada com goma de cajueiro para detecção de herbicidas organofosforados - HOF. O sensor é de fácil construção elevadas robustez, precisão e sensibilidade, quando utilizado em conjunto com o equipamento de espectrofotometria de absorção de luz ultravioleta e visível – UV/VIS na detecção, em laboratório ou in loco, de HOF. O biopolimero, goma de cajueiro, pode ser obtido a partir do exsudato da espécie Anacardium occidentale. As nanopartículas de prata estabilizadas com a goma do cajueiro purificada – AgNP GC apresentam resposta visual de tonalidade castanho acobreado, a cor inicial expressa uma absorção de radiação eletromagnética máxima nos comprimentos de onda próximos a 400nm e encontra-se na amplitude de 0,8u.a. O procedimento de detecção se dá pela reação de dispersão ou agregação dos sistemas coloidais de AgNP-GC pelos agentes presentes em ambos os sistemas de analise. O primeiro sistema consiste na utilização de uma agente catalisador onde a amostra contaminada com HOF, provoca a agregação das AgNP-CG de modo a mudar a resposta visual. O segundo sistema não apresenta o agente catalisador gerando uma contra prova através de uma resposta visual inversa ao sistema anterior. A reação com AgNP-GC pode ser calculada em termos percentuais, pela modificação da amplitude no comprimento de 400nm, ou na modificação na cor do sensor nanoparticulado (para analises qualitativas), gerada durante a reação com o organofosforado. A reação é proporcional à concentração do herbicida, e pode ser efetuada em amostras líquidas (água, sangue, urina), como também líquidos extraídos de compostos pastosos (alimentos, vegetais, etc.), onde o sensor pode ser mergulhado.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1789383 - JEFFERSON SOARES DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 841.003.203-10 - LEIZ MARIA COSTA VERAS - UFPI
Interno - 2092495 - SILMAR SILVA TEIXEIRA
Notícia cadastrada em: 25/02/2019 10:03
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 05/10/2022 00:13