• O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 22:30. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.
Notícias

Banca de DEFESA: JURANDY DO NASCIMENTO SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JURANDY DO NASCIMENTO SILVA
DATA: 05/04/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório de Enfermagem da UFPI
TÍTULO: MECANISMOS DA AÇÃO ANTINEOPLÁSICA E ANTINOCICEPTIVA DE UMA FRAÇÃO ACETATO DE ETILA OBTIDA DA PLANTA Casearia sylvetris EM MODELOS EXPERIMENTAIS DE TUMORES MURINOS E HUMANOS E DE DOR ONCOLÓGICA
PALAVRAS-CHAVES: Diterpenos clerodânicos. Atividade antitumoral. Apoptose. Hollow fiber assay. Carcinoma de colon. Nocicepção.
PÁGINAS: 190
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
RESUMO:

A especie Casearia sylvestris Swartz (Salicaceae) é uma planta medicinal, bastante utilizada na América do Sul, com diveras atividades farmacológica atribuídas principalmente a metabólitos secundários da classe dos terpenos (diterpenos clerodânicos). Esse trabalho teve como objetivo avaliar a ação antitumoral e antinociceptiva de uma fração acetato de etila rica em diterpenos clerodânicos (FC) e do composto Casearina X (Cas X) extraídos de C. sylvestris. FC (10 e 25 i.p. e 50 mg/kg/dia v.o.) e Cas X (25 i.p. e 50 mg/kg/dia v.o.) inibiram o crescimento tumoral em 7 dias de tratamento (p<0,05), reduziram a integridade da membrana, induziram a fragmentação do DNA e a despolarização mitocondrial (p<0,05). Animais tratados com FC 25 mg/kg/dia i.p e v.o., apresentaram uma maior sobrevida. No ensaio antiproliferativo em fibras ocas (HFA) a FC i.p e v.o. reduziu a proliferação celular em linhagens de glioblastoma humano (SF-295) e carcinoma colorretal humano (HCT-116) (p<0,05). No ensaio em modelo xenográfico houve uma redução significativa dos tumores dos animais tratados com a FC com ausência de alterações significantes na massa úmida dos órgãos e nos parâmetros hematológicos (p>0,05). Análises microscópicas dos tumores (HCT-116) revelaram alterações relevantes e morte celular por necrose (FC 10 mg/kg/dia i.p.). Em análises histológicas do fígado, foi constatada vacuolização e degeneração, hemorragia observadas nos rins, seguida de congestão celular apenas nos grupos FC 10 mg/kg/dia (i.p. e v.o.). A FC apresentou efeito antinociceptivo significativo em camundongos sadios e acometidos pelo tumor S-180 no teste de contorções abdominais, com destaque para animais tratados com maiores doses (25 i.p. e 50 mg/kg v.o.). Na fase neurogênica do teste de formalina, todas as amostras reduziram de forma significativa o tempo de lambida da pata. Na fase inflamatória apenas as doses por via oral tiveram efeitos promissores (p<0,05). Na avaliação do envolvimento sistemas de dor mediados por vias especificas, o antagonista naloxona reverteu o efeito antinociceptivo na primeira fase do teste enquanto os antagonistas L-NAME e Atropina (p<0,05) reverteram o efeito antinociceptivo da FC (50 mg/kg v.o.), na segunda fase do teste de formalina. A FC (25 i.p. e 50 mg/kg v.o.) diminuiu significativamente a hiperalgesia mecânica em até 4 horas (p<0,05), seguido da ausência em parâmetros comportamentais e motores em animais acometidos do tumor S-180 (p>0,05). Juntos, esses achados corroboram com o uso popular de C. sylvestris Sw para fins terapêuticos como proposto pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sugerindo o desenvolvimento de um fitomedicamento com ação anticâncer e analgésica, tendo como base moléculas de diterpenos do tipo clerodânicos, com administração oral em fórmulas farmacêuticas sólidas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1638239 - PAULO MICHEL PINHEIRO FERREIRA
Interno - 1167629 - FERNANDA REGINA DE CASTRO ALMEIDA
Externo ao Programa - 1654493 - MARCIA DOS SANTOS RIZZO
Externo à Instituição - ANDRÉ SALIM KHAYAT - UFPA
Externo à Instituição - RAQUEL CARVALHO MONTENEGRO - UFC
Notícia cadastrada em: 18/03/2019 13:51
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 03/10/2022 22:32