Banca de DEFESA: JOSYANNE ARAUJO NEVES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSYANNE ARAUJO NEVES
DATA: 19/08/2019
LOCAL: Auditório do Núcleo de Pesquisas em Plantas Medicinais(NPPM/CCS/UFPI)
TÍTULO: Caracterização e investigação das atividades antioxidante, gastroprotetora e cicatrizante do pólen de pote da abelha sem ferrão Melipona compressipes fasciculata (Smith, 1854)
PALAVRAS-CHAVES: Compostos fenólicos. Estresse oxidativo. Gastroproteção. Meliponini. Produto natural.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva

Objetivou-se efetuar: o levantamento científico e tecnológico sobre atividades e aplicações biológicas e/ou terapêuticas; a caracterização palinológica, toxicogenética e fenólica; bem como a investigação das atividades antioxidante, gastroprotetora e cicatrizante; e a aplicação biotecnológica do pólen de pote de Melipona compressipes fasciculata (Smith, 1854). Os achados (entre 2010-2018), nas bases científicas, apontaram 13 artigos, que revelaram atividades antioxidante, antibacteriana, antiproliferativa e antitumoral; não foram recuperadas patentes com a temática, nos bancos averiguados. Foram realizadas coletas, em colmeias, de amostras de pólen de pote na estação chuvosa (PPMF1) e seca (PPMF2). A caracterização palinológica mostrou que as amostras são monoflorais, com predomínio de tipos polínicos de Mimosa pudica L. e Mimosa caesalpiniifolia Benth., respectivamente. Pelo bioensaio toxicológico de Artemia salina L., as CL50 foram: PPMF1 - 1159 e PPMF2 - 1134 µg/mL, sendo atóxicas. No bioensaio Allium cepa L. (8, 24, 80 e 240 µg/mL) não provocaram efeitos tóxicos, citotóxicos, genotóxicos e mutagênicos significativos. O conteúdo fenólico total foi de PPMF1 - 9,32 e PPMF2 - 6,59 mg de equivalente de ácido gálico/g. O perfil fenólico, por CLAE e CLAE-MS/MS, revelou, em ambas amostras, compostos com atividades antioxidante e gastroprotetora reportadas, como ácido cafeico, quercetina, miricetina e naringenina, sendo que o PPMF2 exibiu maior presença desses. A atividade antioxidante, in vitro, foi de PPMF1 - 62,93% e PPMF2 - 58,86% de eliminação de DPPH, sem diferença significativa (test t de Student). Na investigação da atividade gastroprotetora em modelos agudos de lesões gástricas induzidas por etanol, etanol acidificado e isquemia/reperfusão em ratos, o prétratamento, via oral, com PPMF2 promoveu redução significativa da área de lesão (p < 0,05, ANOVA, pós-teste Tukey) com proteção de: etanol (24 e 80 mg/kg - 52 e 54%), etanol acidificado (8, 24 e 80 mg/kg - 33, 35, 39%) e isquemia/reperfusão (8, 24, 80 mg/kg - 72, 77, 92%), indicando ação citoprotetora e contra radicais livres. PPMF2 (24 mg/kg), aumentou significativamente os níveis de muco (em 122%), grupos sulfidrílicos não-proteicos (SH-NP) (em 92%) e diminuiu malondialdeído (MDA) (em 36%), sugerindo efeito potencializador do sistema antioxidante. No modelo crônico de úlcera gástrica por ácido acético, em ratos, o tratamento por 7 dias, via oral, com PPMF2 em todas as doses (3, 8 e 24 mg/kg) reduziu significativamente o volume da úlcera, com índices de cicatrização de 36, 85 e 97%, respectivamente. Esse tratamento com PPMF2 não causou alterações no ganho ponderal, peso de órgãos e parâmetros bioquímicos, reduziu marcadores de danos hepáticos, glicemia e elevou o HDL. PPMF2 (24 mg/kg) promoveu regeneração tecidual gástrica, elevação dos grupos SH-NP (103%), diminuição de MDA (84%) e elevação de fibras colágenas. Com isso, conclui-se que o pólen de pote de M. compressipes fasciculata é monofloral, atóxico, não provoca riscos de instabilidades genéticas (nas concentrações testadas), apresenta fenólicos, atividades antioxidante, gastroprotetora e cicatrizante, potencializa defesas mucosais, melhora o perfil bioquímico e não causa sinais de toxicidade em ratos, sendo um potencial agente para uso na prevenção e/ou tratamento da úlcera gástrica, com viável aplicação em produtos biotecnológicos, alimentícios e/ou farmacêuticos.

Presidente - 423551 - RITA DE CASSIA MENESES OLIVEIRA
Interno - 1167629 - FERNANDA REGINA DE CASTRO ALMEIDA
Externo ao Programa - 3107513 - DALTON DITTZ JUNIOR
Externo ao Programa - 1560969 - ROSIMEIRE FERREIRA DOS SANTOS