Notícias

Banca de DEFESA: RODRIGO AUGUSTO ROCHA SOUZA BALUZ

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RODRIGO AUGUSTO ROCHA SOUZA BALUZ
DATA: 18/02/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma Meets
TÍTULO: REHABILITE GAME: UM JOGO SÉRIO BASEADO EM GESTOS PARA REABILITAÇÃO MOTORA DE MEMBROS SUPERIORES
PALAVRAS-CHAVES: Reabilitação Motora. Gameterapia. Jogos Sérios. Aprendizado de Máquina. Visão Computacional.
PÁGINAS: 115
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
RESUMO:

O número de pessoas que apresentam debilidade motora é cada vez maior nos membros
superiores. Estas enfrentam deficiências funcionais, dependendo de terceiros para realizar
suas atividades de rotina, o que impacta negativamente na sua qualidade de vida. A
reabilitação motora é caracterizada por uma rotina diária de deslocamento para as clínicas,
exercícios físicos repetitivos e um lento processo de recuperação funcional, o que torna o
tempo de tratamento muito longo, levando o paciente à falta de compromisso e abandono do
tratamento. Nesse contexto, soluções de gameterapia têm sido utilizadas para a reabilitação
motora, em que se utilizam cenários interativos de jogos sérios para potencializar a
humanização do tratamento e a experiência do paciente durante a execução de exercícios de
recuperação das funções motoras. Este trabalho tem como objetivo apresentar o Rehabilite
Game, um jogo sério baseado em gestos para reabilitação motora de membros superiores, a
partir do uso de modelos de visão computacional e aprendizado de máquina integrados a
tecnologias com ampla inserção social, como câmeras embutidas em notebooks,
computadores desktops ou integradas em TVs. Para implementação do jogo sério, foram
utilizadas as tecnologias web, HTML, CSS e JavaScript, incorporando a biblioteca
TensorFlow e o pacote MediaPipe para controlar os movimentos do paciente nos cenários do
jogo. Um protocolo experimental com 33 participantes (21 fisioterapeutas e 12 pacientes),
com uso do User Experience Questionnaire (UEQ) para avaliação de usabilidade e
experiência do usuário, aponta que o nível de satisfação com o jogo é positivo, com uma
pontuação NPS excelente (ou seja, maior ou igual a 7,5) em 85,7% dos fisioterapeutas e 100%
dos pacientes. Em análise comparativa com outros 452 estudos, a solução apresenta níveis,
bom e excelente, para todos os critérios avaliados. O jogo sério desenvolvido vem contribuir
para tornar a gameterapia uma técnica presente e viável em clínicas de reabilitação e
ambientes domiciliares, uma vez que sua inserção não depende de custos associados com a
tecnologia ou adaptações de infraestrutura no ambiente.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ARIEL SOARES TELES - IFMA
Externo à Instituição - FERNANDO VANDERLINDE DOS SANTOS - BERTEC
Externo à Instituição - FRANCISCO JOSE DA SILVA E SILVA - UFMA
Presidente - 2092495 - SILMAR SILVA TEIXEIRA
Interno - 1761994 - VICTOR HUGO DO VALE BASTOS
Notícia cadastrada em: 18/01/2022 11:00
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 25/09/2022 05:22