Banca de QUALIFICAÇÃO: JOHNNY MARTINS DE BRITO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOHNNY MARTINS DE BRITO
DATA: 28/11/2015
LOCAL: Universidade Estadual do Piauí
TÍTULO:

Probiótico na alimentação de alevinos de Tilápias-do-Nilo cultivados em água sob desafio: desempenho zootécnico e bioimpedância elétrica

PALAVRAS-CHAVES:

ângulo de fase, desejos de suínos, ganho de peso, piscicultura, reatância, resistência

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Zootecnia
SUBÁREA: Produção Animal
ESPECIALIDADE: Criação de Animais

Objetivou-se avaliar o desempenho zootécnico de alevinos de Tilápias-do-Nilo alimentados com cepas probióticas e cultivados em água sob desafio sanitário e aplicar a técnica de Bioimpedância elétrica para aferir o estado de saúde dos alevinos. O experimento foi realizado na Universidade Estadual do Piauí – UESPI, Campus prof. Alexandre Alves de Oliveira, na cidade de Parnaíba-PI, na área experimental de Piscicultura, do setor de Agroecologia do Núcleo de Estudo, pesquisa e extensão em Agropecuária – NEA-CAJUI. Adquiriu-se 200 alevinos de Tilápias-do-Nilo dos quais 180 foram distribuídos em um delineamento inteiramente casualizado com três tratamentos e quatro repetições sendo a unidade experimental quinze alevinos de Tilápias distribuídas por caixa d’água de 500 L (litros). Para proporcionar desafio aos peixes foi adicionado dejetos de suínos (fezes e urinas), onde a solução consistia de 500 g de dejetos in natura diluído em 6000,0 ml de água. Utilizou-se utilizado um produto comercial (BACTOGRO®) contendo no mínimo 5x109 bilhões de unidade formadora de colônia por grama viável, contendo as cepas probioticas, no início e no final do experimento os peixes foram pesados e medidos, para determinação dos parâmetros de desempenho zootécnicos, sobrevivência, índice hepatossomático e rendimento de carcaça. Aplicou-se no final do experimento a técnica de bioimpedância elétrica para aferir o estado de saúde dos peixes. Submeteu-se todos os resultados à análise da variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey com α = 0,05, de acordo com os Proc GLM do Statistical Analysis System (Versão, 9.0). Não observou-se diferencia significativa significância (P>0,05) nos parâmetros avaliados, ângulo de fase (AF), impedância (Z); reatância (XC); resistência (R); peso (P); comprimento padrão (CP); distância dos eletrodos externos (DDe); distância dos eletrodos internos (DDi) índice de composição (IC) e K de Fulton (FCF). Não observou-se diferença significativa (P>0,05) no peso final, ganho de peso, ganho de crescimento diário, conversão alimentar aparente, taxa de crescimento especifico, taxa de eficiência proteica, índice hepatossomático e sobrevivência. O uso de probiótico na ração de alevinos de Tilápias-do-Nilo não mostrou-se eficiente para promover melhorias no desempenho, sobrevivência e índice hepatossomático no período de 60 dias devido os mesmo se adaptarem ao ambiente criatório. A técnica da BIA mostrou-se eficiente para avaliar o estado de saúde dos alevinos.

Presidente - 837.445.845-34 - HERMOGENES ALMEIDA DE SANTANA JUNIOR - UESPI
Externo à Instituição - ANTONIO HOSMYLTON CARVALHO FERREIRA - UESPI
Externo à Instituição - ARACELE PRATES DE OLIVEIRA - UESPI
Externo à Instituição - MAURILIO SOUZA DOS SANTOS - UESPI