Notícias

Edital PNPD / PPGZ / CPCE / UFPI

EDITAL N. 01/2016-PPGZ

 

 

            O Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (PPGZ) da UFPI, em consonância com a deliberação do Colegiado do PPGZ em reunião realizada em 1º de fevereiro de 2016 e com base na Portaria CAPES nº 086 de 03 de julho de 2013 e no Ofício Circular CAPES nº 05 de 09 de agosto de 2013, torna público o presente edital, que estabelece a abertura de inscrições para seleção de 1 (um) bolsista para realização de estágio pós-doutoral no PPGZ-UFPI, dentro do Programa Nacional de Pós-Doutorado – PNPD/CAPES (http://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-pais/pnpd-capes).

 

 

 1. DO OBJETO DA SELEÇÃO

1.1 O PNPD tem por objetivo promover a inserção de pesquisadores brasileiros e estrangeiros em estágio pós-doutoral, reforçando grupos de pesquisa nacionais e estimulando sua integração com projetos de pesquisa envolvidos pelos Programas de Pós-Graduação no país.

1.2 A bolsa concedida no âmbito do PNPD consiste em pagamento mensal pela CAPES no valor de R$ 4.100,00 (quatro mil e cem reais) diretamente ao bolsista para sua manutenção.

2. DA VAGA

2.1 Será disponibilizada 1 (uma) vaga para pesquisador(a) no PPGZ.

O candidato deverá atuar na área de concentração do programa: PRODUÇÃO ANIMAL

 

2.2 Do candidato a bolsista exige-se:

2.2.1 Possuir título de doutor em zootecnia ou área afim ao PPGZ, quando da implementação da bolsa, obtidos em cursos avaliados pela CAPES e reconhecidos pelo CNE/MEC. Em caso de diploma obtido em instituição estrangeira, serão aceitos somente se forem revalidados;

2.2.2   Disponibilizar currículo atualizado na plataforma Lattes do CNPq;

2.2.3   Não ser aposentado ou estar em situação equiparada;

2.2.4   O candidato poderá se inscrever na seguinte modalidade:

a) ser brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil portador de visto temporário, sem vínculo empregatício;

b) ser estrangeiro, residente no exterior, sem vínculo empregatício;

c) ser docente ou pesquisador no país com vínculo empregatício em instituições de ensino superior ou instituições públicas de pesquisa.

2.2.5   O candidato estrangeiro residente no exterior deverá comprovar endereço residencial no exterior no momento da submissão da candidatura.

2.2.6   Professores substitutos poderão ser aprovados na modalidade “a” do item 2.2.4, sem prejuízo de suas atividades de docência, após análise e  autorização  do  Programa  de Pós-Graduação.

2.2.7   Os candidatos aprovados na modalidade “c” do item 2.2.4 deverão apresentar comprovação de afastamento da instituição de  origem ,  por  período  compatível  com  o prazo de vigência da bolsa.

2.2.8   Os  candidatos  aprovados  na  modalidade  “c”  do item 2.2.4  não  poderão  realizar  o estágio pós-doutoral na mesma instituição com a qual possuem vínculo empregatício. 

 

3. DAS INSCRIÇÕES:

3.1      O candidato deverá entregar os seguintes documentos:

a) Ficha de inscrição devidamente preenchida (Anexo I);

b) Declaração de situação empregatícia devidamente preenchida e assinada (Anexo II);

c) Cópia autenticada do diploma de Doutorado (frente e verso), comprovante de titulo de doutor (Certidão de defesa ou da Ata de aprovação assinada pela banca de defesa);

d) Cópia do Currículo Lattes atualizado e devidamente comprovado (cópia dos originais); para os candidatos estrangeiros será exigida a apresentação do Curriculum em formato similar;

e) Cópia da cédula de identidade (RG);

f) Cópia do CPF;

g) Cópia da certidão de reservista militar, no caso de candidatos brasileiros do sexo masculino;

h) Cópia do titulo eleitoral;

i) Comprovante de quitação das obrigações eleitorais (ultima eleição), no caso de candidatos brasileiros;

j) Folha de identificação do passaporte, no caso de candidatos estrangeiros;

l) Proposta de projeto de pesquisa (máximo de 12 páginas);

m) Tabela de pontuação do currículo vitae do(a) candidato(a) devidamente preenchida (Anexo III);

 

3.2      As inscrições serão realizadas no período de 08/02/2016 a 18/02/2016. Posteriormente o candidato deverá apresentar a documentação na Coordenação do Mestrado, pessoalmente, por procuração ou por correspondência (via SEDEX com AR). O envio da documentação por correspondência deverá ser postada até o último dia de inscrição (18/02/2016) para o endereço abaixo:

 

Programa de Pós-graduação em Zootecnia, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Rodovia Municipal Bom Jesus-Viana, Km 01, Planalto Horizonte, Bom Jesus, Piauí – CEP. 64.900-000.

 

TELEFONE: (89) 3562-2535/1016– Fax: (89) 3562-1866. E-mail: ppgzootecnia@ufpi.edu.br

 

4. DA SELEÇÃO

4.1      Cabe ao Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da UFPI realizar o processo de seleção dos candidatos e o posterior cadastramento do bolsista no SISTEMA SAC/CAPES, sendo responsabilidade da Pró-Reitoria de Pós-Graduação a chancela do bolsista cadastrado.

4.2      O processo será conduzido por uma Comissão de Seleção formada pelos professores componentes do Colegiado do PPGZ-UFPI.

4.3 A seleção compreenderá uma avaliação quantitativa do currículo e qualitativa da proposta do projeto de pesquisa a ser desenvolvido pelo candidato, seguindo os seguintes critérios:

a)- Adequação formal dos documentos às exigências do presente edital;

b)- Adequação com uma das linhas de pesquisa do Programa;

c)- Maior pontuação do currículo vitae do(a) candidato(a) (Anexo III).

d)- Maior pontuação da proposta do projeto de pesquisa;

 

O resultado final consistirá do somatório ponderado da nota do currículo (Peso 2) mais a nota da proposta do projeto de pesquisa (Peso 1):

 

Nota (N) final = (N do currículo x 2) + N da Proposta de Projeto

 

Uma lista de aprovados em ordem decrescente conforme a adequação aos critérios acima relacionados será divulgada na página do Programa:  http://www.posgraduacao.ufpi.br/ppgz

 

5. CRONOGRAMA:

 

DATA

EVENTO

08/02/16 a 18/02/16

Período de inscrições dos candidatos

23/02/2016

Divulgação do deferimento das inscrições.

24/02/2016

Prazo para apresentação de recursos da inscrição.

24/02/2016

Resultado do julgamento do recurso e divulgação da homologação das inscrições (até as 18 horas).

25/02/2016

Resultado da Análise de Curriculum e Proposta Projeto de Pesquisa

26/02/2016

Apresentação de recurso contra o resultado do Curriculum  e Proposta de Projeto de Pesquisa (até as 12 horas)

26/02/2016

Resultado do julgamento dos recursos e Divulgação do resultado da seleção (até as 18 horas)

29/02/2016

Divulgação do resultado final da seleção (até as 18 horas)

A PARTIR DE MARÇO DE 2016

Implantação da bolsa no SAC/CAPES

 

6. DA BOLSA PNPD/CAPES:

 O valor atual das bolsas de PNPD é R$ 4.100,00 (quatro mil e cem reais) pagos diretamente ao bolsista pela CAPES. A bolsa tem duração de12 meses podendo ser renovada anualmente até atingir o limite máximo estabelecido pela Portaria CAPES nº. 86/2013, com exceção dos candidatos na modalidade C do inciso V do artigo 5, capítulo III, da referida portaria, que terão período máximo de duração de 12 meses, sem direito a renovação.

 

7. DO BOLSISTA SELECIONADO EXIGIR-SE-Á:

I- elaborar Relatório de Atividades Anual a ser submetido à aprovação do Programa de Pós-Graduação  e  encaminhar  Relatório  Final  em  até  60  (sessenta)  dias  após  o encerramento da respectiva bolsa;

II– dedicar-se às atividades do projeto;

III– restituir à  CAPES  os  recursos recebidos  irregularmente,  quando  apurada  a  não observância  das  normas  do  PNPD,  salvo  se  motivada  por  caso  fortuito,  força  maior, circunstância  alheia  a  sua  vontade  ou  doença  grave devidamente  comprovada  e fundamentada.  A avaliação dessas situações fica  condicionada  à análise  e deliberação pela Diretoria Executiva da CAPES, em despacho fundamentado;

IV- Residir na cidade da sede do PPGZ.

 

8. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

 

8.1 O candidato, ao se inscrever no processo seletivo, estará concordando com todos os termos e normas e anexos contidos nesse edital, bem como no conhecimento da Portaria CAPES nº. 86/2013.

8.2 Os casos omissos serão resolvidos pelo Colegiado do Programa.

 

 

Bom Jesus, 1º de fevereiro de 2016

 

 

Prof. Dr. Leonardo Atta Farias

Coordenador do Programa de Pós-graduação em zootecnia

 

EDITAL NA ÍNTEGRA, EM ANEXO

Notícia cadastrada em: 03/02/2016 11:45
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.sigaa 28/03/2024 20:13