Banca de QUALIFICAÇÃO: DANILO DE SOUSA LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANILO DE SOUSA LIMA
DATA: 30/07/2016
LOCAL: Espaço IntegradoCCA/UFPI
TÍTULO:

EFICIÊNCIA DO DILUENTE TRIS SUPLEMENTADO COM DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE ÓLEO DE MAURITIA FLEXUOXA SOBRE A QUALIDADE DO SÊMEN CAPRINO APÓS CRIOPRESERVAÇÃO

PALAVRAS-CHAVES:

Bode; Semen; Criopreservação; Mauritia Flexuoxa

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
SUBÁREA: Reprodução Animal
ESPECIALIDADE: Ginecologia e Andrologia Animal

A necessidade do uso de reprodutores por longos períodos ou em diferentes épocas do ano estimula a pesquisa  sobre  a conservação  de  sêmen  sob  condições  artificiais  (ANDRADE,  2002),  tornando-se fundamental  a  utilização  de  meios  diluentes  capazes  de  prolongar  sua  viabilidade (AQUILA et al., 2005). Para a realização da  primeira fase, que compreendeu a fase de coleta e criopreservação de sêmen, foram utilizados quatro caprinos, com idade média de 4 anos, mantidos em baias individuais. Foi utilizado o total de 64 ejaculados dos quatro bodes. A coleta do sêmen foi realizada com o auxílio de uma vagina artificial específica para pequenos ruminantes, pré-aquecida a uma temperatura média de 39ºC e acoplada a um tubo coletor graduado recomendada pelo manual do CBRA (2013). O sêmen foi avaliado quanto ao volume (tubo graduado), concentração espermática (câmera de Neubauer – 109 sptz/mL), motilidade massal (0 a 5), percentual de espermatozoides móveis (0 a 100%) e vigor (0 a 5), de acordo com a metodologia empregada pelo CBRA (2013). Foram realizadas coletas em duas etapas. Primeiro foi realizado um teste de toxicidade sendo realizado trinta e duas coletas, sendo 4 ejaculados de cada animal, os ejaculados foram avaliados com a adição de 5%, 10%, 15%, 20%  de diluente a base de óleo de Mauritia  flexuoxa. Após o teste de toxicidade, foi escolhido a concentração que apresentou melhor resultado. Logo após, foi realizadas mais 32 coletas, que foram diluídos em Tris-gema-glicerol (grupo controle) ou diluente contendo óleo vegetal (Mauritia flexuoxa). As amostras foram criopreservadas com auxílio do aparelho Tk3000®, seguindo-se as instruções do fabricante. Posteriormente, as palhetas foram imersas em nitrogênio líquido (-196 °C) e, por fim, raqueadas e armazenadas em botijões criogênicos. As amostras foram descongeladas em banho-maria a 37ºC por 30 segundos e foi realizada a avaliação espermática in vitro pós-descongelação pelo Sistema CASA. A análise da integridade da membrana plasmática (IMP) foi realizada com a utilização de sondas fluorescentes diacetato de carboxifluoresceína (FDA) e iodeto de propídio (IP). No tocante a análise estatística, os dados foram descritos na forma de média e desvio padrão. Os parâmetros espermáticos foram submetidos ao teste de normalidade para posterior escolha do teste estatístico adequado para comparação de médias. Os dados foram considerados estatisticamente significativos quando P<0,05.

Presidente - 1643184 - NEY ROMULO DE OLIVEIRA PAULA
Interno - 1739707 - JANAINA DE FATIMA SARAIVA CARDOSO
Externo ao Programa - 2657497 - BRUNO LEANDRO MARANHAO DINIZ
Notícia cadastrada em: 29/07/2016 08:27