Banca de QUALIFICAÇÃO: AIRAN CELINA SEPÚLVEDA DOS SANTOS ROCHA DE ABREU

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AIRAN CELINA SEPÚLVEDA DOS SANTOS ROCHA DE ABREU
DATA: 18/11/2019
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Educação/Centro de Ciências da Educação
TÍTULO: Prática docente na educação infantil em classes multisseriadas: experiências/resistências no Campo no município de Altos/PI
PALAVRAS-CHAVES: Educação do Campo. Educação Infantil do Campo. Prática Docente. Classe multisseriada.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação

O estudo desenvolvido neste projeto é de abordagem etnográfica com discussão acerca da prática docente dos professores da Educação Infantil que trabalham em classes multisseriadas no Campo, e tem por objetivo analisar como é desenvolvida a prática docente dos professores da Educação Infantil em classes multisseriadas no contexto do Campo do município de Altos - PI, buscando responder ao seguinte problema: Como é desenvolvida a prática docente dos professores da Educação Infantil em classes multisseriadas no Campo, no município de Altos - PI? A relevância deste estudo para a academia e para a sociedade consiste em produzir novos conhecimentos e convocar o meio educacional e a sociedade, quanto à necessidade de novas pesquisas, visto que ainda são incipientes os estudos sobre essa temática. Desse modo, esta pesquisa tem a intenção de propor significativas contribuições ao aprendizado do professor da Educação Infantil do Campo, conhecimentos à escola e à Educação do Campo de uma forma geral, pois uma prática docente contextualizada ao Campo, partindo da realidade do Campo, valorizando os conhecimentos desta realidade contextual, a cultura e os interesses das crianças do Campo, terá mais possibilidades de proporcionar uma aprendizagem significativa. Além disso, trata-se de uma investigação pioneira no município de Altos (PI). O campo empírico se constitui em uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Altos, estado do Piauí, e as interlocutoras são quatro professoras que ministram aula na Educação Infantil em classes multisseriadas localizadas no Campo. Os procedimentos metodológicos utilizados para a construção dos dados são a observação participante, com diário de campo, e a entrevista narrativa. Tem como principais aportes teóricos e metodológicos: relacionados ao tema da Educação Infantil e infância, Barbosa (2008), Oliveira (2012) e Zabalza (2007); sobre prática docente, Franco (2012), Tacca (2009), Tardif e Lessard (2005); acerca de Educação do Campo e Educação Infantil do Campo, Barbosa (2012), Caldart (2003), Santos e Moura (2010), Ximenes-Rocha e Colares (2013); sobre pesquisa qualitativa, Lüdke e André (1986), Moreira e Caleffe (2006), Lakatos e Marconi (2010); para os instrumentos de obtenção dos dados: observação participante com diário de campo, Lüdke e André (1986),  Lakatos e Marconi (2013), Araújo, Dolina e Peten (2013), Zabalza (2014), para entrevista narrativa Flick (2009), Jovchelovitch e Bauer (2010), relacionado à pesquisa etnográfica, André (1995) e Angrosino (2009); em relação à Análise do Discurso, Orlandi (2009), Fairclough (1985) (2008), Ramalho e Resende (2006, 2011)  dentre outros, além de documentos oficiais, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação n. 9.394/96 (BRASIL, 2017), as Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil (BRASIL, 2010), decretos e emendas constitucionais que permitiram o conhecimento da legalidade que embasa a temática. Com os dados obtidos seguiu-se sua apreciação e análise com a utilização da Análise do Discurso Crítica. Como resultado da análise de forma preliminar, das observações e da entrevista narrativa, infere-se que a pesquisa aponta para a necessidade de uma proposta educativas articulada ao contexto sócio histórico e cultural das crianças da educação infantil do Campo, fomentando reflexões acerca da importância dessa articulação, principalmente para classes que são multisseriadas e que estão localizadas no Campo.

Presidente - 1167745 - CARMEN LUCIA DE OLIVEIRA CABRAL
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Externo ao Programa - 3108138 - IVEUTA DE ABREU LOPES