Banca de DEFESA: JEAN CARLOS DE SOUSA PESSOA

DISCENTE: JEAN CARLOS DE SOUSA PESSOA
DATA: 28/05/2021
LOCAL: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
TÍTULO: A RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA MEDIANDO PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA FORMAÇÃO HUMANA NA ESCOLA
PALAVRAS-CHAVES: Relação família-escola. Mediação. Complexos Sociais. Formação Humana
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: Psicologia Educacional

A presente pesquisa analisa a Relação dos complexos sociais família e escola na medicação de práticas educativas para formação humana. Essa investigação vincula-se à linha de pesquisa Formação Humana e Processos Educativos do programa de Pós Graduação em Educação em Nível Mestrado da Universidade Federal do Piauí – UFPI. A pesquisa partiu da seguinte problemática: Como se constitui a relação família e escola na mediação de práticas educativas para a formação do estudante? Para responder esse questionamento a pesquisa teve como objetivo geral: analisar como se desenvolve a relação família e escola como mediação na formação de estudantes em um contexto de pesquisa formação e para seu alcance contamos com os seguintes objetivos específicos: 1) Compreender por meio encontros formativas significações que os professores produzem sobre o papel da família no desempenho dos estudantes na escola; 2) analisar as significações acerca das condições objetivas e subjetivas existentes que medeiam a relação entre a família e a escola e quais os reflexos desse vínculo no desempenho escolar dos estudantes; 3) Analisar as significações acerca de como família e escola podem se aproximar no sentido de melhorar a qualidade dessa relação. A investigação contou com os pressupostos teórico-metodológico do Materialismo histórico dialético e da Psicologia Histórico Cultural tendo como principais expoentes Vigotski (1991, 2009 e 2011) e Leontiev (1978). Em termos metodológicos, optou-se pela Pesquisa Formação, visto que essa tem como preceito compreender o fenômeno a partir de suas relações com a totalidade, procurando por meio da reflexão instigar a produção de novas significações para que os participantes possam atuar na sua realidade (LONGAREZI; SILVA, 2011). A respeito do seu desenvolvimento, a pesquisa em questão vinculou-se a um projeto de extensão universitária desenvolvida em parceria entre a Universidade Federal do Piauí, por meio do Núcleo de Estudos e Pesquisas Histórico - Críticas em Educação e Formação Humana (NEPSH) e uma escola filantrópica de educação básica situada na zona periférica de Teresina que atende crianças e adolescentes de baixa renda. Participaram da pesquisa 04 professores da escola. Os dados empíricos foram produzidos em 03 encontros formativos, por meio de questionário, roda de conversa, sessões reflexivas e diários de campo. A análise de dados se deu por meio da proposta metodológica dos Núcleos de Significação (AGUIAR; SOARES; MACHADO, 2015). As análises feitas sob a luz dessa proposta levou a identificação de três núcleos: Significações que os professores produzem sobre o papel da família no desempenho dos estudantes na escola; As condições objetivas e subjetivas mediando a relação entre os complexos sociais família e escola e seu impacto no desempenho educacional dos estudantes; Mediações que ajudam a proporcionar uma melhor relação entre família e escola. Os resultados revelam que os docentes ainda significam a relação família e escola muito mediados pela aparência desse fenômeno, isto é, muito presos a ideia do que as famílias poderiam ou deveriam fazer para ajudar a melhorar o desempenho dos filhos na escola, sem contudo, levar em consideração que são as condições objetivas de existência dessas famílias que acabam determinando a qualidade dessa relação.

Presidente - 2352093 - ELIANA DE SOUSA ALENCAR MARQUES
Interno - 1167681 - MARIA VILANI COSME DE CARVALHO
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Externo à Instituição - SÍLVIA MARIA COSTA BARBOSA - UERN