Banca de DEFESA: MARIA DALVA FONTENELE CERQUEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DALVA FONTENELE CERQUEIRA
DATA: 26/08/2021
LOCAL: forma remota
TÍTULO: DISCIPLINA, APURO E ELEGÂNCIA: a cultura escolar no curso ginasial do Ginásio São Luiz Gonzaga (1939-1971)
PALAVRAS-CHAVES: História da Educação; Cultura Escolar; Instituição Educativa; Memória Coletiva; Ginásio São Luiz Gonzaga
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação

Esta tese consiste em um estudo sobre a cultura escolar produzida no curso ginasial do Ginásio São Luiz Gonzaga, instituição educativa, confessional católica, localizada na cidade de Parnaíba-PI. Nela analisou-se a fundação, organização e funcionamento da escola, no período compreendido entre 1939, quando a instituição recebeu autorização preliminar para implantar o curso ginasial, a 1971, com a instituição da reforma nº 5. 692/71. O recorte espacial é a cidade de Parnaíba - PI. Tem como objetivo geral investigar como estava constituída a cultura escolar no curso ginasial do Ginásio São Luiz Gonzaga, entre 1939 a 1971. Os objetivos específicos são: i) compreender o processo de fundação e constituição do Ginásio São Luiz Gonzaga em escola de ensino secundário confessional católica masculina; ii) conhecer a organização e o funcionamento do curso ginasial nos regimes de internato, semi-internato e externato masculino e iii) perscrutar memórias de egressos sobre a cultura escolar vivenciada no período investigado. É uma pesquisa situada no âmbito da História da Educação e intenta responder, dentre outras, à questão: “Como estava constituída a cultura escolar no curso ginasial do Ginásio São Luiz Gonzaga no período compreendido entre 1939 a 1971?”. Na investigação foram utilizadas fontes hemerográficas, autobiografias, jornais, revistas, almanaques, fotografias, livros de memorialistas, documentos do escriturário escolar, documentos de cartório e eclesiásticos, objetos da escola e fontes orais, produzidas a partir da História Oral, metodologia de pesquisa do tipo qualitativa, utilizada na produção das narrativas orais, a partir da realização de entrevistas temáticas com funcionários, egressos e professores do curso ginasial do Ginásio São Luiz Gonzaga. As fontes foram analisadas a partir da perspectiva teórica e metodológica da Nova História Cultural, com as contribuições de: Alberti (2013), Magalhães (2004), Frago (2007), Julia (2001), Halbwachs (1990), Bosi (2004), Ricœur (2018), Pollak (1992), Portelli (1996), Foucault ((2011), dentre outros. Do estudo realizado, dentre as conclusões alcançadas constatamos que a cultura escolar no curso ginasial do Ginásio São Luiz Gonzaga, entre 1939 a 1971, constituiu-se a partir do entrelaçamento de práticas, regras, normas, ritos, símbolos, tradições cívicas e católicas instituídas e institucionalizadas no cotidiano, permitindo que além da formação intelectual, religiosa e moral característica das instituições confessionais, no curso ginasial do Ginásio São Luiz Gonzaga, a juventude masculina parnaibana vivenciasse uma cultura escolar cívico católica pautada nas transformações em voga na sociedade brasileira.

Presidente - 1168265 - ANTONIO DE PADUA CARVALHO LOPES
Interno - 2352093 - ELIANA DE SOUSA ALENCAR MARQUES
Interno - 1221347 - EDNARDO MONTEIRO GONZAGA DO MONTI
Interno - 2173993 - ANA VALERIA MARQUES FORTES LUSTOSA