Banca de DEFESA: MARIA DE JESUS RODRIGUES DUARTE

DISCENTE: MARIA DE JESUS RODRIGUES DUARTE
DATA: 31/08/2021
LOCAL: Webinário
TÍTULO: O financiamento da educação nos Programas de Pós-Graduação em Educação do Nordeste: uma análise da produção do conhecimento nas universidades federais
PALAVRAS-CHAVES: Financiamento da educação; Produção do conhecimento; Estudos de revisão; Análise teórico-metodológica; Política educacional.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Política Educacional

A presente pesquisa teve como objetivo compreender o panorama epistemológico da produção acadêmica em financiamento da educação nos Programas de Pós-Graduação em Educação das universidades federais do Nordeste brasileiro, no período de 1990 a 2019. O estudo foi direcionado pelas seguintes questões norteadoras: Qual a configuração da produção em financiamento da educação nas teses e dissertações dos programas analisados? Quais os condicionantes da produção investigada, nas instituições foco da investigação, no que concerne às linhas de pesquisa e à produção acadêmica dos orientadores? Quais as perspectivas teórico-metodológicas que caracterizaram a referida produção?  De abordagem quanti-qualitativa e de natureza documental, o trabalho insere-se entre os estudos de revisão que tratam sobre a produção do conhecimento na pós-graduação em educação, com atenção especial ao tema financiamento da educação. No procedimento metodológico, o estudo pautou-se pela análise de conteúdo (BARDIN, 1983) e adotou alguns critérios da Matriz Paradigmática (SÁNCHEZ GAMBOA, 1998, 2012, 2013) e do Enfoque das Epistemologias da Política Educacional (TELLO; MAINARDES, 2015, 2016, 2018b) para exploração das teses e dissertações sobre o tema financiamento da educação recolhidas em bancos de dados especializados. O referencial teórico apoiou-se em autores como Japiassu (1979), Sánchez Gamboa (1998, 2012, 2013), Bourdieu (1983, 2004), Araújo (2010), Tello e Mainardes (2015, 2016, 2018b), dentre outros, visando a compreensão da temática investigada como produto de um processo histórico e social. Os resultados mostraram um crescimento expressivo da produção na área, com prevalência de dissertações e concentração de estudos em algumas universidades. Foi constatado a presença de temáticas variadas no conjunto dos trabalhos, abordando as diversas formas de financiamento da educação, evidenciando que a escolha dos temas de pesquisa é algo contingencial, geralmente movido por interesses que são ao mesmo tempo científicos e políticos e que emanam dos agentes que estão, ou não, dentro do campo. Identificou-se, também, que os PPGEs que possuem linha de pesquisa direcionada à temática e que têm docentes que participam de pesquisas em redes colaborativas produziram mais sobre o tema investigado. Concernente as perspectivas teórico-metodológicas das teses e dissertações foco da investigação, foi possível apreender que há um quantitativo de autores que anunciaram o método adotado, mas a perspectiva e posicionamento epistemológicos não foram claramente evidenciadas pela maior parte dos pesquisadores. Prevalece a abordagem quanti-qualitativa, com predomínio da análise documental, entrevista, questionário e diferentes tipos de observação como técnicas de coleta de dados. Pode-se concluir que houve o crescimento da produção em financiamento da educação; que a escolha dos temas de pesquisa estão vinculadas aos interesses científicos e políticos dos agentes do campo; e que as estratégias individuais e coletivas de pesquisa são, em sua maioria, pautadas por ações de cooperação entre os pesquisadores, contribuindo para o fortalecimento do financiamento da educação, como parte da política educacional e como um campo de conhecimento que está em processo de constituição no Nordeste brasileiro.

Presidente - 1287708 - ROSANA EVANGELISTA DA CRUZ
Interno - 423549 - LUIS CARLOS SALES
Interno - 423552 - FRANCIS MUSA BOAKARI
Externo à Instituição - MARCIA APARECIDA JACOMINI - UNIFESP