Banca de DEFESA: ISOLINA COSTA DAMASCENO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISOLINA COSTA DAMASCENO
DATA: 24/02/2022
LOCAL: Sala de Plataforma Meet
TÍTULO: “QUANDO VAMOS DAR AULA... NÓS TEMOS QUE TER PROPRIEDADE”: O processo formativo de professoras de matemática dos anos iniciais para o ensino por apropriação de conceitos.
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Matemática. Pesquisa formação. Necessidades Formativas. Formação de Professores. Apropriação de conceitos.
ÁREA: Educação

Essa tese de doutoramento discuti o ensino de matemática e tem sua gênese na realidade vivenciada pela pesquisadora sendo professora e formadora de professores desta área de conhecimento. As experiências vivenciadas tornaram-se fonte da defesa de que a educação escolar deve ensinar os conhecimentos científicos e, por isso, ser desenvolvida por profissionais formados e qualificados para o exercício da atividade pedagógica, de modo a intervir na apropriação dos conceitos pelos alunos. O olhar de pesquisadora para essa realidade orientou a produção de conhecimento para discutir o objetivo geral de analisar, no processo de pesquisa formação, as possibilidades de as professoras realizarem o ensino por apropriação de conceitos, quando criadas as condições para reflexão das necessidades formativas. O estudo teve por fundamento teórico-metodológico princípios, leis e categorias do Materialismo Histórico-Dialético e alguns dos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural, que orientaram a defesa da tese de que “Em contexto de pesquisa formação, com professores que ensinam Matemática nos anos iniciais, quando são criadas as condições com o propósito de desenvolvimento da reflexão e compreensão das necessidades formativas, criam-se possibilidades para o ensino por apropriação de conceitos”. Metodologicamente, participaram da pesquisa formação duas professoras graduadas em Pedagogia que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola filantrópica da cidade de Teresina-PI. Os instrumentos de produção de dados usados para organizar as ações formativas foram: entrevistas reflexivas, encontros de formação, sessões reflexivas e cartas formativas. Como procedimento analítico foi utilizado a proposta dos Núcleos de Significação. Os conhecimentos produzidos estão sistematizados em núcleos de significação, e sintetizam zonas de sentido que evidenciam as necessidades formativas das professoras para o ensino por apropriação de conceitos. Essas necessidades têm sua origem nas experiências escolares vivenciadas com o ensino de Matemática pelas professoras, sintetizadas nas zonas de sentidos do primeiro núcleo expressas nas mediações que produziram dificuldades de apropriação de conceitos matemáticos, e que não foram superadas na formação acadêmica. Os núcleos relativos à experiência docente e aos desafios de ensinar Matemática sintetizam zonas de sentido que revelam o reconhecimento das dificuldades enfrentadas no ensino de Matemática e a necessidade de apropriação de teorias que fundamentem o ensino de conceitos. O núcleo relativo à formação mediada pela pesquisa sintetiza zonas de sentido, que evidenciam a compreensão das necessidades formativas das professoras para o ensino por apropriação de conceitos. Em síntese, as significações produzidas revelam sentidos que sinalizam para a necessidade das professoras se apropriarem dos conceitos matemáticos para conseguirem organizar o ensino e, assim, colaborarem na aprendizagem dos seus alunos. Estas significações revelam também que a pesquisa formação tem possibilidade de atender às necessidades formativas das professoras para o ensino de Matemática por apropriação de conceitos.

Presidente - 1167681 - MARIA VILANI COSME DE CARVALHO
Interno - 2352093 - ELIANA DE SOUSA ALENCAR MARQUES
Interno - 3438829 - NEUTON ALVES DE ARAUJO
Interno - 3781673 - CRISTIANE DE SOUSA MOURA TEIXEIRA