Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DO SOCORRO BRITO DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DO SOCORRO BRITO DE OLIVEIRA
DATA: 02/08/2022
LOCAL: ON LINE
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE DO GESTOR ESCOLAR: CONTRIBUTOS PARA A PRODUÇÃO DA PRÁTICA EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
PALAVRAS-CHAVES: Desenvolvimento profissional; Gestão escolar; Prática educativa; Narrativas.
ÁREA: Educação

Este estudo doutoral em andamento tem como temática o desenvolvimento profissional docente do gestor escolar. A tese se apoia na compreensão que os investimentos do Gestor Escolar que atua na educação básica na trajetória do seu desenvolvimento profissional contribuem para que a sua da prática educativa transcenda a dimensão técnica administrativa. Mediante o exposto, e em consonância com a questão de pesquisa delineamos o objetivo geral de investigar os aspectos do desenvolvimento profissional dos gestores escolares que contribuem na produção das práticas educativas no contexto da educação básica. Os objetivos específicos elencados são, descrever os investimentos de gestores escolares da educação básica no desenvolvimento profissional; identificar aspectos do desenvolvimento profissional que fomentam a produção das práticas educativas dos gestores escolares no contexto da educação básica; analisar a produção das práticas educativas de gestores escolares, em razão do desenvolvimento profissional, no que se refere aos processos administrativos, financeiros e pedagógicos no âmbito da  educação básica. A pesquisa se apoia nos pressupostos teóricos de Day (1999); Marcelo Garcia (1999); Luck (2010, 2001, 2000); Franco (2012, 2005); Paro (2001, 1997); Imbernón (2011); Libâneo (2013, 2005) dentre outros. A pesquisa Narrativa, neste estudo se insere na abordagem e natureza qualitativa, ancorados ao método (Auto)biográfico que consiste no desvelamento de socialização pelo Ateliês biográficos de projeto das histórias de vida de escrita de si; estudo das vivências produzidas pelas experiências onde aprendizagens são construídas provenientes de reflexões tecidas de interpretações evocadas em memórias e lembranças significativas de referências marcadas na trajetória do  desenvolvimento pessoal e profissional em diferentes e sucessivas fases da vida de professores na possibilidade de ressignificação do vivido como construto para as práticas educativas do gestor escolar da educação básica. Em face da natureza da Pesquisa Narrativa, do objeto de estudo e dos objetivos elencados, optamos na produção dos dados articulados com os seguintes procedimentos: Memorial de Formação, Ateliês Biográficos de Projeto de si “formabilité e as Cartas Pedagógicas com base nos estudos de Souza (2012ª, 2006); Delory-Momberger(2008); Passegi (2008);  A pesquisa conta com a cooperação/participativa direta de dez gestores escolares com experiências consolidadas na função lotados na 19ª GRE- Gerência Regional de Educação do estado do Piauí da SEDUC- Secretaria de Educação do Piauí. Para técnica da análise dos dados utilizamos a teoria dos diálogos cruzados fundamentados nos estudos de Souza (2012a). Os resultados ainda em análises apontam que os aspectos do desenvolvimento profissional que fomentam as práticas educativas dos gestores no contexto escolar da educação básica são complexos e desafiantes e provocam diferentes tomadas de decisões no âmbito administrativo, financeiro e sobretudo no que se refere ao pedagógico. Além de revelar que os investimentos dos gestores escolares no DPD estão relacionados principalmente em cursos de formação em gestão promovidos pela 19ª GRE/SEDUC e que a maioria deles estão voltados apenas para questões burocráticas administrativas; alguns gestores afirmam que precisam por iniciativa própria, com o objetivo de melhorar as práticas educativas, docentes e pedagógicas da escola e melhoria da aprendizagem dos alunos buscam fazer cursos oferecidos nas plataformas e instituições. Nas narrativas, eles sinalizam que o desenvolvimento profissional é um processo de contínuo aprendizado e que eles têm uma rotina desgastante na gestão e pouco tempo para estudar e refletir sobre todo o processo de desenvolvimento na carreira dentro e fora da escola. Nas cartas pedagógicas evidenciam a pertinência e satisfação dos encontros nos ateliês (auto) biográficos de escrita de si na compreensão da reflexividade sobre desenvolvimento pessoal e profissional, sobre a gestão da escola e sobretudo a importância das trocas de vivências socializadas.

Presidente - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Interno - 1167745 - CARMEN LUCIA DE OLIVEIRA CABRAL
Interno - 2173993 - ANA VALERIA MARQUES FORTES LUSTOSA
Interno - 9045235 - NEIDE CAVALCANTE GUEDES