Banca de DEFESA: TAMARA REGINA DA SILVA MORAIS

DISCENTE: TAMARA REGINA DA SILVA MORAIS
DATA: 29/08/2022
LOCAL: Webconferência
TÍTULO: AS NARRATIVAS DE PROFESSORES DAS TURMAS MULTISSERIADAS DO CAMPO: ENTRE OS DILEMAS E AS POSSIBILIDADES DE (RE)INVENÇÃO DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS
PALAVRAS-CHAVES: Educação do Campo. Prática Educativa. Classes Multisseriadas.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Rural

A educação do campo originou-se a partir das lutas empreendidas pelos movimentos sociais no tocante à construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Ela se configura como um projeto organizado pelos povos do campo, associado à garantia do direito à escolarização e à construção de conhecimentos que favoreçam uma compreensão crítica da realidade. Nesse bojo, as classes multisseriadas inserem-se nessa luta pela materialização do direito ao acesso e permanência da educação nos territórios rurais. Nesse sentido, o presente estudo teve como problema: Os professores das classes multisseriadas do campo no município de Altos-PI (re)inventam suas práticas educativas em meio às condições propostas pelo paradigma da seriação? Diante do problema traçamos como objetivo geral: investigar as práticas educativas de professores e suas possibilidades de (re)invenção em meio às condições do paradigma da seriação em classes multisseriadas do campo no município de Altos-PI. De modo mais específico, objetivamos: Conhecer quais as aprendizagens adquiridas pelos professores ao longo do desenvolvimento de suas práticas educativas; compreender como os professores organizam o trabalho pedagógico em escolas multisseriadas do campo no município de Altos-PI; Analisar as estratégias elaboradas pelas professoras que se efetivam para a reconstrução de suas práticas educativas. Analisar os desafios políticos e pedagógicos enfrentados pelos professores nas escolas do campo multisseriadas. Esta proposta de investigação foi fundamentada teórico-metodologicamente em autores que discutem acerca da educação do campo numa perspectiva emancipatória: Arroyo (2011), Hage (2010), Antunes-Rocha (2011), Caldart (2011), Freire (2006) Ghedin (2012) Lima (2016), Molina (2006), Santos e Moura (2010) Entre outros. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, baseada na abordagem crítico-dialética, que foi realizada em 01 escola com classe multisseriada situada no meio campesino do município de Altos no Estado do Piauí. Como interlocutores da pesquisa, tivemos 03 professores que atuam na referida escola. A produção dos dados foi realizada mediante a utilização de análise documental, entrevista narrativa e roda de conversa. Para a organização, sistematização e análise dos dados, utilizamos a análise de conteúdo fundamentado em Bardin (2009). Os resultados dessa investigação apontam que mesmo diante dos desafios políticos e pedagógicos impostos pelo modelo seriado urbano às escolas campesinas, as professoras têm buscado reinventar suas práticas educativas a partir das experiências cotidianas, contribuindo com um trabalho potencializador no âmbito das escolas multisseriadas.

Presidente - 1703312 - ELMO DE SOUZA LIMA
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 3438829 - NEUTON ALVES DE ARAUJO
Externo à Instituição - FÁBIO DANTAS DE SOUZA SILVA - UEFS