Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANA BORGES FERRO MOURA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADRIANA BORGES FERRO MOURA
DATA: 27/02/2014
LOCAL: Sala de defesa do PPGEd
TÍTULO:

CONHECIMENTO DA EXPERIÊNCIA E PRÁTICA EDUCATIVA: caminhos que se entrelaçam no fazer docente do professor bacharel em um processo reflexivo.

PALAVRAS-CHAVES:

Conhecimento da experiência. Prática educativa. Docência superior.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

Este relatório de qualificação constitui etapa do estudo que é desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí, inserindo-se na linha de pesquisa: Formação docente e prática educativa, e tem como tema "O conhecimento da experiência e prática educativa: caminhos que se e entrelaçam no fazer do professor bacharel em um processo reflexivo". Tem como objetivo geral compreender o conhecimento da experiência mobilizado pelo professor bacharel, enquanto arcabouço necessário para a promoção de uma prática educativa através de um processo reflexivo. Assim, apresenta como tese de pesquisa: O professor bacharel, por não ter formação inicial orientada para a docência, utiliza-se do conhecimento da experiência para o desenvolvimento da sua atividade intermediada por um processo reflexivo. Propõe, para tanto, uma orientação metodológica de natureza qualitativa, com o contributo de narrativas de formação produzidas por meio de entrevistas narrativas e de rodas de conversas. Neste sentido, o estudo dialoga com autores como Souza(2006a; 2006b), Nóvoa(1988), Bertaux(2010), Clandinin e Connely (2011), Chené (1988) entre outros. Define como sujeitos da pesquisa dez professores bacharéis de diversas áreas do conhecimento (direito, arquitetura, serviço social, economia, ciências contábeis, administração), que se dispuseram a contribuir com o estudo proposto, todos contando mais de oito anos de docência no ensino superior e sem formação inicial na área pedagógica. Para sua condução e desenvolvimento propõe-se como questões norteadoras: 1) Como o professor bacharel utiliza o conhecimento da experiência enquanto arcabouço necessário para o desenvolvimento de sua prática educativa? 2) Como o conhecimento da experiência, revestido de seu caráter multidimensional, dá suporte ao saber fazer docente do professor do ensino superior? 3) Qual o papel da reflexividade na produção do conhecimento da experiência do professor de ensino superior? A partir da inquietação gerada por estas questões, discute no plano teórico docência superior, conforme Masetto (1998, 2003), Castanho (2000), Zabalza (2004) entre outros, e conhecimento da experiência, por meio de Freire (2011), Shulman (1987), Tardif (2002), Perrenoud (1997, 2002), Dewey (2007) e Larrosa Bondía (2002).  Estabelece, neste momento da pesquisa, eixos temáticos que têm como matriz a tríade professor/aluno/conhecimento, para estudar como o conhecimento da prática é utilizado na prática educativa do professor bacharel.

Presidente - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 2175001 - BARBARA MARIA MACEDO MENDES
Interno - 1167745 - CARMEN LUCIA DE OLIVEIRA CABRAL