Banca de DEFESA: LUCELIA COSTA ARAUJO

DATA: 24/02/2015
LOCAL: Sala de Defesa
TÍTULO:

“O ESSENCIAL É INVISÍVEL AOS OLHOS”: SIGNIFICAÇÕES QUE MEDEIAM A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR HOMEM

PALAVRAS-CHAVES:

Professor homem. Identidade docente. Psicologia Sócio-Histórica.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem

Este trabalho consiste em relato de pesquisa realizada com o objetivo principal de investigar os significados e os sentidos que o professor homem produz sobre a docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental e suas relações com a constituição da identidade desse professor. Para o alcance deste são propostos os objetivos específicos: conhecer os motivos que orientam a atividade do professor homem na docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental; compreender as determinações que medeiam a significação da profissão docente pelo professor homem; analisar indicações do modo de pensar, sentir e agir do professor que revelam a constituição da sua identidade. A fundamentação teórico-metodológica encontra-se ancorada nos pressupostos da Psicologia Sócio-Histórica, sobretudo nas contribuições teóricas de Vigotski (2009), Leontiev (1978) e Rubinstein (1977). A discussão sobre identidade docente está baseada no diálogo entre as ideias de Ciampa (1994; 1996) e Saviani (2008, 2012). O sujeito da pesquisa é um professor homem atuante nos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Parnaíba-PI. Os dados empíricos são produzidos a partir de entrevista narrativa (SCHÜTZE, 2011), observação não participante (RICHARDSON, 1999) e entrevista semiestruturada. A análise e a discussão dos dados são realizadas a partir da proposta metodológica dos Núcleos de Significação, elaborados por Aguiar e Ozella (2006, 2013). As zonas de sentido produzidas pelo docente evidenciam que o ser professor é mediado pelo “dilema” objetividade e subjetividade, baseado na ideia de que a docência é dom e no reconhecimento das condições históricas e materiais que a determinam; as relações de amizade e de confiança que ele estabelece especialmente com os/as alunos/as medeiam o desenvolvimento de estado afetivo de bem-estar do professor em relação à docência; as vivências do sujeito evidenciam que, algumas vezes, no contexto dos anos iniciais, o ser homem prevalece sobre o ser professor. A síntese das zonas de sentido indica que sujeito significa a docência como atividade que tem no amor pelo que se faz a condição essencial para o seu exercício. As relações de amizade e confiança constituem mediações que determinam o modo de pensar, sentir e agir do sujeito, expressando parcialmente sua identidade na personagem de professor amigo e conselheiro.

Presidente - 1167681 - MARIA VILANI COSME DE CARVALHO
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 1168265 - ANTONIO DE PADUA CARVALHO LOPES
Externo à Instituição - RENATA CRISTINA DA CUNHA - UESPI