Banca de DEFESA: JOCINES DELA FLORA DA SILVEIRA

DISCENTE: JOCINES DELA FLORA DA SILVEIRA
DATA: 18/06/2021
LOCAL: Sala virtual - Google Meet
TÍTULO: Estudo e Desenvolvimento de um Sistema Fuzzy para Auxílio à Tomada de Decisão de Infraestrutura de Rede LoRaWAN, LoRaMesh e Híbrida para um Cenário Smart Farming
PALAVRAS-CHAVES: Agricultura Inteligente. Internet das Coisas. LoRaMESH. LoRaWAN, Híbrido, Sistemas Fuzzy.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Sistemas de Computação
ESPECIALIDADE: Teleinformática

O aumento da população mundial vem demandando cada vez mais um crescimento na produção de alimentos, gerando uma necessidade de expansão da produção agrícola. Pesquisas envolvendo agricultura inteligente em inglês Smart Farming e o crescimento de tecnologias usando Internet das Coisas em inglês Internet of Things (IoT) veem contribuindo de maneira significativa para a viabilidade de crescimento da produtividade desse setor. O objetivo central do uso dessas tecnologias é coletar, monitorar e empregar efetivamente dados relevantes para os processos agrícolas, como forma de alcançar uma agricultura otimizada em ambiente sustentável. Neste contexto, as redes de sensores sem fio estão sendo utilizadas cada vez mais em diversos tipos de sistemas voltados para cenários Smart Farming. Entre os protocolos de comunicação utilizados por esses sistemas, a tecnologia de longo alcance LoRa destaca-se em razão de suportar transmissões em distâncias muito maiores que os demais, demandando pouca energia. Dessa forma, este trabalho propõe um estudo, comparação e análise das arquiteturas de redes LoRaWAN e LoRaMesh (com equipamentos Radioenge), bem como a hibridização dessas tecnologias em um ambiente agrícola, mais precisamente no Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, Piauí, Brasil. A metodologia proposta consiste na implementação das tecnologias em cenário real e no estudo e analise dos parâmetros de rede utilizando módulos LoRaWAN e LoRaMesh adquiridos junto a empresa Radienge. A avaliação de desempenho foi realizada com base em medições de um cenário real Non-Line-Of-Sight (NLOS), ou seja, cenário sem visada entre os dispositivos. Nesta avaliação, fatores como distância entre nós e diferentes fatores de espalhamento em inglês Spreading Factor (SF) foram considerados. Indicação de intensidade do sinal recebido em inglês Indication of Received Signal Strength (RSSI), Relação Sinal-Ruído em inglês Signal to Noise Ratio (SNR) e taxa de perda de pacotes são as métricas de avaliação consideradas neste estudo. Ainda neste contexto, foi desenvolvido um sistema Fuzzy para auxiliar na tomada de decisão do plano de implantação da infraestrutura de comunicação da IoT para troca efetiva de informações entre dispositivos (sensores, atuadores, controladores, entre outros) no cenário Smart Farming. O sistema oferece grande potencial para auxiliar os gestores na escolha da implementação entre as tecnologias LoRaWAN, LoRaMesh ou híbridas, além de permitir diversos benefícios no desenvolvimento local e na infraestrutura de comunicação.

Presidente - 1732950 - JOSE VALDEMIR DOS REIS JUNIOR
Interno - 2061294 - RICARDO DE ANDRADE LIRA RABELO
Interno - 1632612 - ANDRE CASTELO BRANCO SOARES
Externo à Instituição - JOÃO HENRIQUE KLEINSCHMIDT - UFABC