Abordagem de análise da subjetividade de comentários de produtos com Lógica Fuzzy
Análise de Sentimentos. Análise de Subjetividade. Processamento de Linguagem Natural. Lógica Fuzzy.
No contexto do constante crescimento da Web, diversos serviços foram virtualizados, incluindo o surgimento do comércio eletrônico (e-commerce). Tanto tradicionalmente quanto através de e-commerce, as pessoas necessitam comparar produtos e serviços para nortear suas decisões por meio da análise das características desejadas. A mudança que a Web ocasionou foi a exposição de suas opiniões em sites de compra e venda, fóruns na Web, Redes Sociais ou ainda Grupos de discussão, permitindo sua visualização por qualquer pessoa que necessite. Porém, com o explosivo crescimento da Web, a quantidade de dados também foi gigantesca, impossibilitando a coleta manual dessas opiniões. Logo, a busca automática de opiniões, promoveu o crescimento da área de Análise de Sentimentos, a qual é responsável por criar técnicas automáticas para coletar, analisar e sumarizar as opiniões encontradas em diversos locais na Web em algo de simples entendimento pelos clientes. Junto ao conteúdo coletado, existem dados indesejados que podem atrapalhar a análise. Este trabalho busca gerar um método para estimar a relevância de comentários de celulares e smartphones escritos por clientes, por meio do uso de Lógica Fuzzy e características linguísticas inerentes a estas revisões de produtos, permitindo assim, melhorar os resultados de análise dos métodos de avaliação de sentimento neste domínio.