Banca de QUALIFICAÇÃO: ANÁRYA TERESA DE FREITAS ROCHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANÁRYA TERESA DE FREITAS ROCHA
DATA: 27/09/2023
LOCAL: Sala de reuniões do TROPEN
TÍTULO: Perspectivas sobre o Pensamento do Ciclo de Vida na formação educacional
PALAVRAS-CHAVES: Abordagem sistêmica; currículos; interdisciplinaridade; sustentabilidade; estratégias de ensino.
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Ciências Ambientais

O Pensamento do Ciclo de Vida (PCV) trata-se de uma abordagem sistêmica, pois fornece informações aos indivíduos sobre os impactos causados por um produto, serviço ou processo ao longo de todo o ciclo de vida. A inserção do PCV no ambiente educacional, gera retornos positivos, pois os estudantes passam a ter embasamento de forma interdisciplinar sobre determinado assunto. Nesta pesquisa, objetivou-se analisar as perspectivas para a inserção do conhecimento sobre o Pensamento do Ciclo de Vida nos currículos das instituições públicas de ensino. A pesquisa foi desenvolvida em três cursos de graduação da Universidade Federal do Piauí, sendo Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção e Engenharia Cartográfica e de Agrimensura. A pesquisa foi conduzida conforme as seguintes etapas: construção da ferramenta de análise, chamada de roteiro, a partir de artigos científicos sobre a temática; mapeamento dos Projetos Pedagógicos dos Cursos e planos de ensino das disciplinas dos cursos para identificação dos elementos associados ao PCV; propostas de planos de aulas com a sistematização das estratégias de ensino. A análise dos PPCs dos cursos de engenharia revelou que os currículos têm elementos associados ao PCV, evidenciando uma preocupação relacionada à sustentabilidade, incluindo aspectos econômicos, sociais e ambientais às pautas relativas a cada profissional. Além disso, os cursos têm uma abordagem interdisciplinar, enfatizando a importância de uma visão sistêmica para a resolução de problemas complexos. No curso de Engenharia de Materiais, destacam-se disciplinas como Aditivação e Degradação de Polímeros e Biomateriais, relacionados à química verde, e Reciclagem de Materiais e Ciências do Ambiente, para o ensino de gestão ambiental. No curso de Engenharia de Produção destacam-se as disciplinas de Logística e Cadeia de Suprimentos, abordando a logística reversa, Ciências do Ambiente, abordando aspectos ambientais, Ergonomia e Higiene, Saúde e Segurança do Trabalho, enfatizando os impactos sociais, e Projeto do Produto e do Processo que inclui o ensino do ciclo de vida do produto. Foram propostos até o momento quinze temas, sendo doze deles aplicáveis a onze disciplinas do curso de Engenharia de Materiais, oito planos para sete disciplinas do curso de Engenharia de Produção e seis planos para 5 disciplinas de Engenharia Cartográfica e Agrimensura. Cada plano de aula inclui uma descrição detalhada da metodologia utilizada, objetivos de aprendizagem categorizados de acordo com a Taxonomia de Bloom Revisada por Krathwohl, e avaliação. A disciplina de Ciências do Ambiente, obrigatória aos três cursos, mostrou variações na abordagem do PCV, por dois docentes diferentes, com um professor implementando a abordagem do PCV em mais conteúdos do que outro. Isso destaca a necessidade de orientações claras para os professores, a fim de apoiar a implementação do PCV em suas práticas de ensino, definindo o que ensinar e como ensinar. As propostas de planos de aula desenvolvidas neste estudo são uma contribuição nesse sentido. As próximas etapas da pesquisa incluem a ampliação do banco de planos de aula e a expansão das sugestões de temas para outros cursos.

Presidente - 1046342 - ELAINE APARECIDA DA SILVA
Interno - 2098982 - GIOVANA MIRA DE ESPINDOLA
Interno - 302.181.523-53 - FRANCISCO SOARES SANTOS FILHO - UESPI
Externo ao Programa - 1049663 - MARIA DE JESUS DOS SANTOS