A integração de conceitos de sustentabilidade nos cursos de graduação é necessária para enfrentar os desafios globais da contemporaneidade. A formação tradicional, segmentada em disciplinas, dificulta a preparação dos discentes para lidar de forma sistêmica com problemas ambientais. Por isso, é relevante abordar esses temas com um enfoque interdisciplinar nos currículos. Apesar do crescente interesse por assuntos como impactos ambientais e custos de serviços, produtos ou processos sob a perspectiva do ciclo de vida, os currículos ainda não proporcionam a formação necessária para preparar adequadamente os alunos. Assim, a abordagem de ferramentas como o Custeio do Ciclo de Vida Ambiental (CCV-A) nos cursos de graduação enfrenta desafios devido à sua natureza interdisciplinar. Integrar esse tema na formação dos discentes contribui para a promoção de uma educação de qualidade, capacitando-os para um consumo e produção mais conscientes. Este estudo, realizado nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Economia e Engenharia de Produção, analisa a abordagem do CCV-A, investigando estratégias de ensino e a efetividade na aprendizagem dos alunos. Os cursos foram selecionados por apresentarem maior aderência aos conteúdos do CCV-A. Foram analisadas as matrizes curriculares dos cursos de graduação da Universidade Federal do Piauí e da Universidade Federal do Maranhão, para identificar disciplinas que abordavam conteúdos relacionados à ferramenta. A pesquisa, que combinou métodos bibliográfico, documental e de campo, envolveu a análise de 133 artigos sobre o CCV-A, a análise de Projetos Pedagógicos Curriculares (PPCs) e Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), aplicação de questionários com 37 docentes e coordenadores, entrevistas com 195 estudantes e a realização de um Painel Delphi com 35 especialistas internacionais. Os resultados indicaram o potencial para a integração do CCV-A nos currículos, com conteúdos como custos, impactos ambientais e indicadores econômicos se conectando com as competências previstas nas DCNs e PPCs. Foram identificadas abordagens para o CCV-A, como o ensino transversal, a criação de disciplinas específicas, cursos de extensão, eventos e projetos extracurriculares. Um framework foi proposto e validado para auxiliar professores na integração transversal do CCV-A, articulando dimensões, eixos temáticos, conteúdos, disciplinas e diretrizes específicas. A análise da compreensão dos alunos revelou que a maioria deles conhecem os conteúdos dos CCV-A, mas apresenta dificuldades em aplicá-lo na prática, o que demonstra a necessidade de desenvolver habilidades específicas para o uso da ferramenta. Com base nos resultados, foi proposto um quadro orientativo para a aprendizagem do CCV-A, utilizando a Taxonomia de Bloom para definir níveis de competência, objetivos de aprendizagem e programas de ensino. Com o Painel realizado com especialistas foi possível validar 45 insights úteis para auxiliar docentes na abordagem do CCV-A em sala de aula. Em síntese, a pesquisa desenvolvida facilitou a compreensão e o planejamento da abordagem do CCV-A em IES. Os resultados forneceram subsídios para as instituições de ensino e professores, abordarem o tema nos cursos de graduações, contribuindo para o avanço da sustentabilidade econômica e ambiental na formação acadêmica.