Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MONARA KEDMA GOMES NUNES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MONARA KEDMA GOMES NUNES
DATA: 20/07/2016
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Reuniões da Direção-CMRV
TÍTULO:

Análise da fadiga mental ocasionada por diferentes tarefas cognitivas de atenção sustentada relacionada ou não com o ato motor.


PALAVRAS-CHAVES:

Eletroencefalografia; fadiga mental; atenção; motivação; cognição.


PÁGINAS: 42
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO:

A fadiga mental ocasionada por um prolongado desempenho em tarefas cognitivas é um fenômeno frequente nas atividades cotidianas. A literatura, no entretanto, não apresenta relatos científicos que abordem diferenças entre as repercussões eletrofisiológicas da fadiga mental ocasionadas por tarefas cognitivas de atenção sustentada relacionadas ou não com o ato motor. Dessa forma, o objetivo deste trabalho será esclarecer como as bases neurais da fadiga mental se relacionam com o tipo de tarefas cognitivas de atenção sustentada utilizando a eletroencefalografia com foco na análise da potência absoluta de teta frontal e alfa occipital e frontal. Para isso, vinte homens hígidos, destros e com idade entre 18 a 28 anos participarão de uma familiarização dos protocolos e questionários utilizados no experimento principal. Este ocorrerá em dois dias consecutivos, composto por protocolos randomizados nos quais os indivíduos poderão: (1) participar de um protocolo de 30 minutos de Imagética Motora da diagonal de Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva com registro eletroencefalográfico 5 minutos antes, durante e 5 minutos após o tarefa (Condição Imagética Motora 1) ou (2) participar de um protocolo utilizando o programa Rápido Processamento de Informação Visual por 30 minutos, com registro eletroencefalográfico 5 minutos antes, durante e 5 minutos após o tarefa (Condição Rápido Processamento de Informação Visual - RPIV). Antes e após cada protocolo será solicitado ao participante que responda a Escala de Humor do Brasil afim de avaliar possíveis alterações de humor ocasionadas pela fadiga mental. Espera-se encontrar diferenças neurofisiológicas e comportamentais entre as duas tarefas cognitivas de atenção sustentada apresentadas neste trabalho. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 3870578 - FERNANDO LOPES E SILVA JUNIOR
Externo ao Programa - 2009986 - GILDARIO DIAS LIMA
Interno - 2092495 - SILMAR SILVA TEIXEIRA
Presidente - 1761994 - VICTOR HUGO DO VALE BASTOS
Notícia cadastrada em: 18/07/2016 11:40
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.sigaa 29/03/2024 08:07