Notícias

Banca de DEFESA: MATEUS CARDOSO DO AMARAL

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MATEUS CARDOSO DO AMARAL
DATA: 26/01/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: INTERAÇÃO in vitro DE ANTI-INFLAMATÓRIOS NÃO-ESTEROIDAIS COM ANTIFÚNGICOS FRENTE A AGENTES DA CROMOBLASTOMICOSE
PALAVRAS-CHAVES: Inibidores de ciclo-oxigenases; PGE2; Reposicionamento de fármacos; diclofenaco sódico; combinação de fármacos; Diclofenaco sódico; Nimesulida.
PÁGINAS: 88
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
RESUMO:
 

Considerada como umas das micoses subcutâneas mais prevalentes no mundo e com recente inclusão no rol das doenças tropicais negligenciadas, a Cromoblastomicose caracteriza-se como uma infecção fúngica crônica resultante do implante traumático ocasionado por fungos dimórficos negros da ordemChaetothyriales.Os microrganismos em questão ocorrem com maior frequência nas regiões tropicais e subtropicais do planeta, com registros de isolamentos em plantas, frutos secos e solos ricos em matéria orgânica. A insuficiência de diagnósticos precoces refletem diretamente no tratamento da doença, a qual estabelece-se até hoje como um desafio para a medicina. Isso porque diante de diversos fármacos e métodos empregados para o tratamento da cromoblastomicose, sua maioria não têm uma ação satisfatória frente a fatores como duração da terapia e efeitos adversos. Diante das limitações da indústria farmacêutica na descoberta de novos antifúngicos, métodos como o reposicionamento de fármacos comercialmente disponíveis e a combinação de fármacos prospectam novas possibilidades para o tratamento de micoses. Os anti- inflamatórios não-esteroidais (AINES), tal como o diclofenaco sódico e a nimesulida, são compostos com função analgésica, anti-inflamatória e antipirética, os quais têm mostrado atividade contra vários microrganismos.

Atuam prioritariamente como agentes inibidores das enzimas ciclo-oxigenases (COX-1 e COX-2), impossibilitando a síntese das prostaglandinas (PGs). As PGs auxiliam esses microrganismos na formação dos tubos germinativos, na baixa produção de quimiocinas e de fatores de necrose tumoral alfa. Desse modo, o presente estudo objetivou avaliar a atividade antifúngica in vitro do diclofenaco sódico e da nimesulida isolados e em combinação com antifúngicos (itraconazol, posaconazol, terbinafina e anfotericina B)frente aos agentes da cromoblastomicose. Os ensaios de suscetibilidade obedeceram ao protocolo padrão M38-A2 do Clinical and Laboratory Standards Institute. A avaliação do perfil de interação para ambos os AINES e os antifúngicos deu-se pelo método de tabuleiro xadrez. A interação entre os fármacos foi obtida a partir do Cálculo do Índice Fracionário de Concentração Inibitória. Os agentes da CBM testados mostraram-se resistentes tanto ao diclofenaco sódico quanto à nimesulida, nos testes isolados. Dessa forma, não houve inibição do crescimento nas concentrações testadas (CIM>256μg/mL). Para o diclofenaco sódico as interações sinérgicas foram observadas principalmente quando combinado com o itraconazol, seguido pela anfotericina B, com sinergismo para 15 e 14 amostras fúngicas, respectivamente. As combinações terbinafina/diclofenaco sódico e posaconazol/diclofenaco sódico apresentaram o mesmo número de sinergismos, 11 de 20 isolados. As combinações utilizando a nimesulida obtiveram maior número de sinergismos quando combinadas com o posaconazol, seguido pelo itraconazol, com 11 e 8 sinergismos entre as 20 cepas testadas. As combinações anfotericina B/nimesulida e terbinafina/nimesulida apresentaram 7 sinergismos, cada. Os testes não apresentaram resultados antagônicos. As combinações itraconazol/diclofenaco sódico, anfotericina B/diclofenaco sódico, posaconazol/nimesulida e itraconazol/nimesulida mostraram os melhores resultados in vitro frente aos agentes da cromoblastomicose.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1640496 - ANNA CAROLINA TOLEDO DA CUNHA PEREIRA
Externo ao Programa - 018.891.890-65 - BELIZE RODRIGUES LEITE - UFRGS
Presidente - 2147346 - TATIANE CAROLINE DABOIT
Notícia cadastrada em: 08/01/2021 14:50
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 19/04/2024 19:02