Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLINE PACHECO GOMES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLINE PACHECO GOMES DA SILVA
DATA: 29/03/2021
HORA: 10:00
LOCAL: Plataforma Google Meet (online)
TÍTULO: Qualidade de vida e envelhecimento: análise psicossocial de moradores de rua usuários de um Centro POP no interior do Nordeste.
PALAVRAS-CHAVES: População de Rua; Qualidade de Vida; Envelhecimento.
PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:

A presente pesquisa tem como objetivo identificar as Representações Sociais da qualidade de vida, do envelhecimento e da família entre pessoas usuárias do Centro POP. Possui como objetivos específicos: verificar as estruturas das Representações Sociais do envelhecimento, qualidade de vida e da família de pessoas em situação de rua usuárias do Centro POP, bem como elaborar uma cartilha educativa com aspectos relevantes da pesquisa sobre moradores de rua direcionada à profissionais e pessoas em geral. O estudo adotará uma metodologia qualitativa, com caráter descritivo-exploratório de corte transversal, a amostra será não-probabilística e por conveniência, compreendendo 40 moradores de rua, usuários de um CENTRO POP da cidade de Parnaíba-PI. Para a coleta dos dados, serão aplicados questionários sóciodemográficos, a técnica de associação livre de palavras (TALP) e entrevistas semiestruturadas. Os dados provenientes dos questionários sóciodemográficos serão submetidos a estatísticas descritivas por meio do software IBM SPSS versão 25.0, já os dados obtidos com a TALP e pelas entrevistas serão analisados através do software Iramuteq versão alpha 0.7. Assim, espera-se que o presente estudo contribua para o conhecimento científico no âmbito das representações sociais e população de rua, tendo em vista, a escassez de estudos voltados para esse público. Logo, espera-se que essa investigação possa contribuir para uma maior compreensão do tema. Assim como, justificar implementação de políticas públicas voltadas para moradores de rua, com o propósito de contribuir para uma melhor qualidade de vida dos mesmos.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DORIS FIRMINO RABELO - UFRB
Interno - 1859186 - FAUSTON NEGREIROS
Presidente - 1551072 - LUDGLEYDSON FERNANDES DE ARAUJO
Notícia cadastrada em: 04/03/2021 00:05
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.sigaa 26/04/2024 15:45