Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: KATRINE SILVA DE CARVALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KATRINE SILVA DE CARVALHO
DATA: 15/12/2023
HORA: 08:00
LOCAL: Setor 1, bloco 4, sala 5, Laboratório de Neurociência e Psicologia Social
TÍTULO: Efeitos da Terapia Cognitiva baseada em Mindfulness nas Funções Executivas de Crianças e adolescentes com desenvolvimento típico
PALAVRAS-CHAVES: Funções Executivas; Terapia Cognitivo- Comportamental; Mindfulness
PÁGINAS: 72
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:

Este estudo visa avaliar o efeito da Terapia Cognitiva baseada em Mindfulness sobre as
Funções Executivas de crianças e adolescentes com desenvolvimento típico. A presente
pesquisa é constituída de dois estudos. ESTUDO I. Eficácia de Intervenções baseadas
em Mindfulness sobre as Funções Executivas de Crianças e Adolescentes: Uma
Revisão Sistemática. Teve como objetivo realizar uma revisão sistemática sobre a
eficácia da intervenção em Mindfulness nas Funções Executivas de crianças e
adolescentes. Esta revisão seguiu as diretrizes PRISMA e partiu da seguinte pergunta de
pesquisa “Programas de intervenção em Mindfulness tem se mostrado eficazes para as
funções executivas de crianças e adolescentes?”. Foram incluídos nessa pesquisa os
estudos que obedeceram aos seguintes critérios de elegibilidade: (1) estudos empíricos;
(2) estudos com crianças e adolescentes com desenvolvimento típico; (3) que
investigassem funções executivas; (4) utilizassem o Mindfulness como intervenção; (5)
artigos publicados na integra de 2017 até 2022. As buscas foram realizadas nas bases de
dados: Web of Science, PsycNet, Scopus, CINAHL e Medline, utilizando os seguintes
descritores: Mindfulness; Executive functions; Interventions; Adolescent; children e
Randomized controlled trials. Os artigos encontrados foram avaliados por dois
pesquisadores, de forma cega. Após a leitura dos textos, os pesquisadores selecionaram
os artigos que cumpriram os critérios de inclusão e realizaram a extração de dados a
partir de categorias pré estabelecidas como importante para análise desses estudos.
ESTUDO II. Efeitos da Terapia Cognitiva baseada em Mindfulness nas Funções
Executivas de crianças e adolescentes com desenvolvimento típico. Trata-se de um
estudo quantitativo, ensaio clínico, aleatório, duplo cego, placebo-controlado, de
medidas repetidas, onde os participantes responderam a todos os instrumentos antes,
após, e uma semana depois das intervenções. A amostra foi não probabilística, com
efeito bola de neve. Contou com a participação de 10 crianças com desenvolvimento
típico. Os critérios de Inclusão foram: (1) ter idade entre 9 e 12 anos; (2) Ser autorizado
pelo responsável para participar do estudo. Os critérios de exclusão foram: (1) ser
diagnosticado com algum transtorno psicológico; (2) Ser acompanhado por um
Terapeuta Cognitivo-Comportamental; (3) praticar quaisquer tipos de meditação; (4)
está tomando algum tipo de medicação. Foram utilizados os seguintes instrumentos: (1)
Entrevista de Triagem para verificar critérios de inclusão; (2) questionário
sociodemográfico; (3) Teste de classificação de cartas Wisconsin –WCST. Após
aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa, foi realizada divulgação e convite para
participação na pesquisa. Com os interessados foi realizada triagem. As crianças que
cumpriram os critérios de inclusão assinaram o termo de assentimento livre e esclarecido
e os pais o termo de consentimento livre e esclarecido, estes ainda responderam ao
questionário sociodemográfico. Logo após a triagem, as crianças foram distribuídas
aleatoriamente, entre os grupos controle e de estudo, após formados os grupos, foi
realizada, antes da intervenção, a aplicação do teste que avalia FE. Em seguida, foi dado
início as intervenções. Com o GE foram realizados treinamentos em Terapia Cognitiva baseada em Mindfulness adaptado para crianças e adolescentes, e com grupo GC
realizado treinamento em Educação Emocional. As intervenções foram aplicadas pela
própria pesquisadora e tiveram duração de 4 semanas, acontecendo 2 vezes na semana
com duração de 40 a 60 minutos, para os dois grupos. O pesquisador responsável pela
análise dos dados é cego quanto à condição que o participante foi alocado. Foram
realizadas análises de normalidade, e a partir desses resultados foi escolhida a ANOVA
para comparação dos resultados alcançados pelos grupos, antes e após as intervenções.
Embora os resultados desse este estudo não tenham apresentado diferenças estatísticas
significativas, observou-se que a intervenção Baseada em Mindfulness discretamente
pode apresentar efeitos mais amplos nas funções executivas do que a Intervenção em
Educação Emocional.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 3258152 - CYNTIA MENDES DE OLIVEIRA
Presidente - 1816247 - PALOMA CAVALCANTE BEZERRA DE MEDEIROS
Externo à Instituição - TATILA RAYANE DE SAMPAIO BRITO - UnB
Notícia cadastrada em: 05/12/2023 10:49
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.sigaa 30/04/2024 21:39