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Banca de DEFESA: KATRINE SILVA DE CARVALHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KATRINE SILVA DE CARVALHO
DATA: 29/01/2024
HORA: 08:30
LOCAL: Setor 1, bloco 4, sala 5, Laboratório de Neurociência e Psicologia Social
TÍTULO: EFEITOS DO MINDFULNESS NAS FUNÇÕES EXECUTIVAS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DESENVOLVIMENTO TÍPICO
PALAVRAS-CHAVES: Funções Executivas; Terapia Cognitivo - Comportamental; Mindfulness.
PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:

Este estudo visa avaliar o efeito da Terapia Cognitiva baseada em Mindfulness sobre as Funções Executivas de crianças e adolescentes com desenvolvimento típico. A presente pesquisa é constituída de dois estudos. ESTUDO I. Eficácia de Intervenções baseadas em Mindfulness sobre as Funções Executivas de Crianças e Adolescentes: Uma Revisão Sistemática. Teve como objetivo realizar uma revisão sistemática sobre a eficácia da intervenção em Mindfulness nas Funções Executivas de crianças e adolescentes. Esta revisão seguiu as diretrizes PRISMA e partiu da seguinte pergunta de pesquisa “Programas de intervenção em Mindfulness tem se mostrado eficazes para as funções executivas de crianças e adolescentes?”. Foram incluídos nessa pesquisa os estudos que obedeceram aos seguintes critérios de elegibilidade: (1) estudos empíricos; (2) estudos com crianças e adolescentes com desenvolvimento típico; (3) que investigassem funções executivas; (4) utilizassem o Mindfulness como intervenção; (5) artigos publicados na integra de 2017 até 2022. As buscas foram realizadas nas bases de dados: Web of Science, PsycNet, Scopus, CINAHL e Medline, utilizando os seguintes descritores: Mindfulness; Executive functions; Interventions; Adolescent; children e Randomized controlled trials. Os artigos encontrados foram avaliados por dois pesquisadores, de forma cega. Após a leitura dos textos, os pesquisadores selecionaram os artigos que cumpriram os critérios de inclusão e realizaram a extração de dados a partir de categorias pré estabelecidas como importante para análise desses estudos. ESTUDO II. Efeitos da Terapia Cognitiva baseada em Mindfulness nas Funções Executivas de crianças e adolescentes com desenvolvimento típico. Trata-se de um estudo quantitativo, ensaio clínico, aleatório, duplo cego, placebo-controlado, de medidas repetidas, onde os participantes responderam a todos os instrumentos antes, após, e uma semana depois das intervenções. A amostra foi não probabilística, com efeito bola de neve. Contou com a participação de 10 crianças com desenvolvimento típico. Os critérios de Inclusão foram: (1) ter idade entre 9 e 12 anos; (2) Ser autorizado pelo responsável para participar do estudo. Os critérios de exclusão foram: (1) ser diagnosticado com algum transtorno psicológico; (2) Ser acompanhado por um Terapeuta Cognitivo-Comportamental; (3) praticar quaisquer tipos de meditação; (4) está tomando algum tipo de medicação. Foram utilizados os seguintes instrumentos: (1) Entrevista de Triagem para verificar critérios de inclusão e exclusão; (2) questionário sociodemográfico; (3) Teste de classificação de cartas Wisconsin –WCST. Após aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa, foi realizada divulgação e convite para participação na pesquisa. Com os interessados foi realizada triagem. As crianças que cumpriram os critérios de inclusão assinaram o termo de assentimento livre e esclarecido e os pais o termo de consentimento livre e esclarecido, estes ainda responderam ao questionário sociodemográfico. Logo após a triagem, as crianças foram distribuídas aleatoriamente, entre os grupos controle e experimebtal, após formados os grupos, foi realizada, antes da intervenção, a aplicação do teste que avalia FE. Em seguida, foi dado início as intervenções. Com o GE foram realizados treinamentos em Terapia Cognitiva baseada em Mindfulness adaptado para crianças e adolescentes, e com grupo GC realizado leitura de histórias sobre as emoções básicas. As intervenções foram aplicadas pela própria pesquisadora e tiveram duração de 4 semanas, acontecendo 2 vezes na semana com duração de 40 a 60 minutos, para os dois grupos. O pesquisador responsável pela análise dos dados é cego quanto à condição que o participante foi alocado. Foram realizadas análises de normalidade, e a partir desses resultados foi escolhida a ANOVA para comparação dos resultados alcançados pelos grupos, antes e após as intervenções. Embora os resultados desse este estudo não tenham apresentado diferenças estatísticas significativas, observou-se que a intervenção baseada em Mindfulness discretamente pode apresentar efeitos mais amplos nas funções executivas que o grupo controle.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 3258152 - CYNTIA MENDES DE OLIVEIRA
Presidente - 1816247 - PALOMA CAVALCANTE BEZERRA DE MEDEIROS
Externo à Instituição - TATILA RAYANE DE SAMPAIO BRITO - UnB
Notícia cadastrada em: 22/01/2024 08:42
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.sigaa 30/04/2024 23:08