Últimas Notícias
Banca de DEFESA: ALEXANDRE DIÓGENES PEREIRA
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALEXANDRE DIÓGENES PEREIRA
DATA: 27/05/2026
HORA: 14:30
LOCAL: Mista: Auditório do PPGQ - UFPI / Google Meet
TÍTULO: ESTUDO DA ATIVIDADE CATALÍTICA DO COMPLEXO [RuCl₂(p-cimeno)]₂ NA METÁTESE/ISOMERIZAÇÃO DE OLEFINAS DE ALILBENZENOS SUBSTITUÍDOS.
PALAVRAS-CHAVES: rutênio; isomerização de olefinas; metátese de olefinas; catálise.
PÁGINAS: 25
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
RESUMO:

O complexo [RuCl₂(p-cimeno)]₂ (PCM) foi aplicado pela primeira vez como precursor na transformação de três alilbenzenos substituídos: metileugenol (ME), eugenol (EU) e estragol (EST). ME e EU foram misturados em clorofórmio com o complexo PCM, e 5 μL de diazoacetato de etila (EDA) foram adicionados. A reação foi mantida sob agitação por 72 h a 50 °C, com razões cat:sub (catalisador:substrato) de 1:100 ou 1:10 (mol). Para o EST, as mesmas condições foram aplicadas, porém apenas a razão molar 1:100 cat:sub foi estudada. As misturas finais das reações foram analisadas por RMN de ¹H (ressonância magnética nuclear), com os sinais devidamente atribuídos aos compostos correspondentes. Os valores de integração dos sinais foram utilizados para quantificar as quantidades relativas dos produtos em relação ao substrato remanescente. Os compostos iso-ME e iso-EU foram sintetizados com rendimentos de aproximadamente 70% na razão molar 1:100 cat:sub. Na razão molar 1:10, os rendimentos de iso-ME permaneceram constantes, enquanto os de iso-EU diminuíram para aproximadamente 10%. Os compostos bis-ME e bis-EU também foram observados, com rendimentos inferiores a 10% e de 18%, respectivamente, nas melhores condições. Estudos com EST foram conduzidos para compreender a redução de rendimento de iso-EU na razão molar 1:10, correlacionando esse fenômeno com o equilíbrio do mecanismo de isomerização.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1714193 - JOSE MILTON ELIAS DE MATOS
Interno - 756.***.***-91 - GERALDO EDUARDO DA LUZ JUNIOR - UESPI
Interno - 1167592 - MARIANA HELENA CHAVES
Externo ao Programa - 004.***.***-93 - JOSÉ LUIZ SILVA SÁ - USP
Externo à Instituição - 001.***.***-66 - VALDEMIRO PEREIRA DE CARVALHO JUNIOR - UNESP

Cadastrada em: 21/05/2026
Mais Notícias
Processos Seletivos Veja abaixo os processos seletivos disponíveis para nosso Programa de Pós-Graduação.
Calendário Fique por dentro dos eventos relacionados ao nosso Programa de Pós-Graduação.
  • 24/02/2026 - 27/02/2026 · Matrícula para o período 2026.1.
  • 10/03/2026 · Início do período letivo 2026.1.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 21/05/2026 08:32