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Banca de QUALIFICAÇÃO: WASHINGTON RIBEIRO DA PURIFICAÇÃO
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WASHINGTON RIBEIRO DA PURIFICAÇÃO
DATA: 29/05/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Reuniões do PRODEMA / UFPI
TÍTULO: AULAS DE CAMPO EM UMA FLORESTA ESTACIONAL SEMIDECIDUAL: ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA VALORIZAÇÃO DA FLORA NATIVA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Botânica; Estratégias Pedagógicas; Unidades de Conservação
PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

O conhecimento sobre as plantas está entre os primeiros saberes desenvolvidos pela humanidade, e isso possibilitou o desenvolvimento das primeiras civilizações. Nesse contexto, a Botânica consolida-se como uma das áreas mais antigas do conhecimento humano. Contudo, é uma das que mais apresenta desafios no processo de ensino e aprendizagem, especialmente na educação básica, cujo ensino, geralmente, baseia-se em métodos convencionais desconectados da realidade do estudante, contribuindo para a construção de uma imagem negativa ou indiferente em relação às plantas, o que estimula a aversão e o desconhecimento. Portanto, é essencial o desenvolvimento de estratégias pedagógicas que incluam diferentes recursos e modelos didáticos, como alternativas que minimizem os desafios do ensino de Botânica. Mediante isso, este trabalho tem por objetivo geral desenvolver métodos e técnicas de EA para serem aplicados em aulas de campo em uma Unidade de Conservação (UC). Buscamos, especificamente: (I) mapear estratégias pedagógicas, recursos didáticos e a incorporação de aulas de campo no ensino de Botânica na educação básica brasileira, com base na produção científica; (II) elaborar uma lista parataxonômica com potencial de uso das espécies de plantas nativas presentes em uma trilha ecológica da FLONA Palmares, Piauí; (III) investigar a concepção de estudantes da educação básica sobre a contribuição da EA na aprendizagem de conteúdos botânicos; (IV) aplicar estratégias de EA em uma aula de campo para abordar a conservação de espécies de plantas nativas em uma trilha ecológica na FLONA Palmares. Esta dissertação está organizada em quatro capítulos. O capítulo (concluído) I contempla o primeiro objetivo, no qual compilamos 87 trabalhos sobre estratégias pedagógicas utilizadas no ensino de Botânica na educação básica, encontrados nas bases Google Scholar, Web of Science, SciELO e Scopus, de 1999 a 2024. Essas pesquisas difundiram-se nos seis domínios fitogeográficos, cinco regiões e 24 estados do Brasil, com publicações em 63 periódicos e 56 Instituições de Ensino Superior (IES). A maioria dos estudos foi realizada com estudantes do Ensino Médio (n = 48; 55,17%), seguido do Ensino Fundamental (n = 37; 42,52%) e da Educação de Jovens e Adultos (n = 3; 2,31%). Observou-se a predominância de estudos realizados no ambiente escolar (n = 64; 73,56%). Aproximadamente 54% das pesquisas citaram estratégias pedagógicas ativas, com destaque para a aula de campo (n = 20; 22,99%), embora as estratégias híbridas (n = 40; 45,98%) também tenham sido frequentes. Entre os recursos didáticos encontrados, predominam os recursos multimídia (n = 15; 17,24%), os modelos didáticos (n = 13; 14,94%) e as trilhas ecológicas (n = 10; 11,49%) também se sobressaíram. O capítulo II (em andamento) contempla o segundo objetivo, no qual elaboramos uma lista parataxonômica com potencial de uso das espécies de plantas nativas presentes em uma trilha ecológica da FLONA Palmares. Dados preliminares indicam que 29 famílias botânicas estão representadas: Fabaceae (n = 11; 37,93%), Malvaceae (n = 6; 20,69%), Bignoniaceae e Myrtaceae (n = 4; 13,79% cada) e Arecaceae (n = 3; 10,34%). No capítulo III (em andamento), contemplamos o terceiro objetivo. Para a coleta de dados, serão aplicados, a 210 estudantes do 7º ano do ensino fundamental de duas turmas de três escolas públicas no município de Teresina, questionários semiestruturados para pré-teste e pós-teste, além de estímulos visuais com fotografias de 20 plantas encontradas na região de estudo. O capítulo IV (Terá início no 3º bimestre do calendário escolar do Município de Teresina). consiste na aplicação de técnicas e métodos de EA. Para isso, os estudantes de uma turma de cada escola farão o percurso de uma trilha interpretativa com pontos botânicos previamente selecionados. Pretende-se, com essa atividade, promover a sensibilização ambiental, ampliar o reconhecimento da flora local e estimular a construção de conhecimentos contextualizados sobre a biodiversidade da região.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1984821 - PATRICIA MARIA MARTINS NAPOLIS
Interno - 1670535 - CLARISSA GOMES REIS LOPES
Interno - 1998532 - RENATA SHIRLEY DE ANDRADE ARAUJO
Externo à Instituição - 018.***.***-30 - ANDRÉ BASTOS DA SILVA - UEMA
Externo à Instituição - 896.***.***-00 - CARLA LEDI KORNDORFER - UESPI

Cadastrada em: 09/05/2025
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