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Banca de DEFESA: RAUL FERREIRA DE MIRANDA MENDES
Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAUL FERREIRA DE MIRANDA MENDES
DATA: 27/06/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de defesa do PPGED
TÍTULO: Identidade, Desenvolvimento e Necessidades Formativas de Professores Iniciantes nos Anos Finais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Timon-Ma.
PALAVRAS-CHAVES: .Formação docente; Necessidades formativas; Identidade; Desenvolvimento profissional docente; Prática docente.
PÁGINAS: 167
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:

MENDES, Raul Ferreira de Miranda. Identidade, Desenvolvimento e Necessidades Formativas de Professores Iniciantes nos Anos Finais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Timon-Ma. Tese (Doutorado em Educação). 167f. Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal do Piauí. Teresina – PI, 2025.

 

 

RESUMO

Essa investigação desenvolveu-se na perspectiva de discussão sobre a construção da identidade, desenvolvimento profissional e as necessidades formativas de professores iniciantes e a significativa influência desses fatores na prática pedagógica dos professores iniciantes. Cada um desses fatores afeta diretamente a forma como os professores trabalham em sala de aula, suas relações com os alunos e como lidam com os desafios do cotidiano escolar, de maneira individual e coletiva. Esse estudo tem como questão principal: Quais são as necessidades formativas e os desafios enfrentados por professores iniciantes em relação à construção de sua identidade profissional e desenvolvimento profissional de professores iniciantes do ensino fundamental anos finais na cidade de Timon-MA? Essa indagação conduz ao objetivo geral de investigar as necessidades formativas, a construção da identidade e o desenvolvimento profissional de professores iniciantes no ensino fundamental anos finais (6º ao 9º ano) na cidade de Timon-MA. Desenvolveu-se a pesquisa sob uma perspectiva qualitativa (Flick (2008) de natureza narrativa (Bolívar, 2012; Bragança et al., 2016; Connely; Clandinin, 1995; Goodson, 2019), e do ponto de vista metodológico, partiu-se do método autobiográfico (NÓVOA; FINGER, 2010), mediante dispositivos de produção das narrativas em rodas de conversa (Moura e Lima, 2014), Memorial de formação (Araújo, Gaspar e Passeggi,2011) e questionário (Ribeiro, 2008) realizadas com oito professores que atuam nos anos finais do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Timon. Para analisar de maneira efetiva e compreensiva o corpus, escolheu-se a proposta de análise interpretativa de Souza (2004 e 2014). Acerca do  desenvolvimento profissional e construção da identidade docente, recorreu-se a estudiosos como Nóvoa (1995), Romanowski (2003), Gauthier et al. (1998), Marcelo García (1999), entre outros. Ao tratar  das necessidades formativas, fundamenta-se em Dubar (2005), Formosinho (2009), Pimenta (1999), Nóvoa (2009), entre outros. Os resultados evidenciaram que os professores iniciantes proferiram um número elevado de críticas em relação a formação inicial e continuada. Os professores trazem consigo a preocupação em desenvolver os saberes pedagógicos, principalmente no que se refere à gestão da sala de aula, planejamento, construção de metodologias de ensino adequadas ao contexto de seus alunos e de material didático para as disciplinas que lecionam. Também relataram sobre a falta de debate em relação as dimensões sociais e emocionais nas formações. Em relação a constituição da identidade docente e suas implicações nas práticas educativas de professores. Ficou manifesto nas narrativas analisadas que a identidade profissional é derivada de valores que refletem uma combinação de características e comportamentos adquiridos ao longo da vida, geralmente por meio de interações com diversos grupos, como família, amigos e locais de trabalho. Sob a ótica das narrativas, concluímos que são diversas as necessidades formativas, que referem-se aos conhecimentos, competências e habilidades que os professores principiantes precisam adquirir ou desenvolver ao longo de suas carreiras. Essas necessidades têm um impacto direto na prática docente de várias maneiras, sobretudo sobre a gestão da sala de aula.

Palavras-chave: Formação docente; Necessidades formativas; Identidade; Desenvolvimento profissional docente; Prática docente.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 2352093 - ELIANA DE SOUSA ALENCAR MARQUES
Externo à Instituição - 705.***.***-15 - GEORGYANNA ANDRÉA SILVA MORAIS - UEMA
Externo à Instituição - 00.000.000/877 - JOAQUIM LUIS MEDEIROS ALCOFORADO - UC
Externo à Instituição - 082.***.***-13 - JOELSON DE SOUSA MORAIS - UFMA
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Presidente - 4174168 - MARIA DIVINA FERREIRA LIMA

Cadastrada em: 27/06/2025
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