Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WEDSON ALVES FERRAZ
DATA: 28/02/2025
HORA: 08:00
LOCAL: Sala de Defesa do PPGED
TÍTULO: A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO DIREITO À EDUCAÇÃO NO PIAUÍ
PALAVRAS-CHAVES: Política Educacional; Educação do Campo; Seduc PI; Direito à Educação.
PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Sistemas Educacionais
RESUMO:
Nos últimos vinte e cinco anos, o cenário educacional brasileiro acompanhou a ocupação de sujeitos coletivos que não haviam ainda ganhado espaço neste contexto. A partir de suas lutas sociais e práticas educativas, organizados em nível nacional no Movimento de Educação do Campo, esses sujeitos conseguiram realizar ações e conquistas importantes para o campo brasileiro, assim como para a política de educação voltada aos trabalhadores camponeses. O presente estudo investiga as questões que envolvem a Política de Educação do Campo desenvolvida no estado do Piauí, através da Secretaria de Estado da Educação (Seduc - PI), buscando responder a seguinte questão de pesquisa: Quais os processos de aproximação e distanciamento da política de Educação do Campo desenvolvida pela SEDUC-PI na efetivação do direito à Educação dos camponeses? Nessa perspectiva, o objetivo geral é compreender os processos de aproximação e distanciamento da política de Educação do Campo desenvolvida pela Seduc-PI na efetivação do direito à educação dos camponeses. Especificamente, propõe-se: mapear as ações de Educação do Campo desenvolvidas pela Seduc-PI a partir de sua institucionalização no estado do Piauí; identificar os interlocutores na relação sociedade civil-estado na elaboração de políticas estaduais para a Educação do Campo; e, por fim, analisar a incorporação das demandas da Educação do Campo na estrutura da Seduc-PI. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de natureza quantitativa/qualitativa utilizando o método dialético na perspectiva de Gamboa (2018, p.33) “[...]entendida como o método que nos permite conhecer a realidade concreta no seu dinamismo e nas inter-relações[...]”. Para a coleta de dados, foram utilizados a Análise Documental e a aplicação de Entrevistas Semiestruturadas com representantes da Seduc-PI, que atuaram direta e indiretamente na Educação do Campo, e dos Movimentos Sociais do campo. No que se refere à mediação teórica, o estudo se ancorou em autores como Roseli Caldart, Mônica Molina, Lucineide Barros, Rodrigo Camacho, Célia Regina Vendramini, Luiz Bezerra Neto, Miguel Arroyo, dentre outros, que discutem acerca da Educação do Campo e os elementos que a influencia direta e indiretamente no âmbito nacional. O estudo está em andamentoe de maneira geral é possível afirmar que, o cenário da política de Educação do Campo desenvolvida pela SEDUC-PI através de seus programas, projetos e ações não consegue atender nem ao mínimo das demandas e necessidades inerentes a essa modalidade educacional. Isso perpetua seu histórico de exclusão e marginalização de modo que grande parte dos povos do campo ainda não tem assegurado o direito à educação de qualidade.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2534413 - MARLI CLEMENTINO GONCALVES
Externo ao Programa - 1703312 - ELMO DE SOUZA LIMA
Externo ao Programa - 412.559.503-82 - LUCINEIDE BARROS MEDEIROS - Unisinos
Externo ao Programa - 1750222 - LUISA XAVIER DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - 755.552.555-00 - Eliene Novaes Rocha - UnB
Cadastrada em: 16/02/2025