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Banca de QUALIFICAÇÃO: NILO LIMA SAMPAIO
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NILO LIMA SAMPAIO
DATA: 25/08/2025
HORA: 10:00
LOCAL: Via google meet
TÍTULO: “Travessía para o poético: confluências entre as veredas de Guimarães Rosa e o pensamento de Martin Heidegger
PALAVRAS-CHAVES: Sertão. Ereignis. Heidegger. Guimarães Rosa. Poiésis
PÁGINAS: 37
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
SUBÁREA: Ética
RESUMO:
O presente trabalho objetiva analisar filosoficamente diversos níveis e camadas pelos
quais a linguagem se apresenta em Grande Sertão: Veredas de Guimarães Rosa (1908-
1967). Apoiamos nossa análise na filosofia heideggeriana, mais especificamente na sua
segunda fase, caracterizada pela viragem para o poético (Kehre), onde a poesia passa a
ter lugar de destaque. Nessa fase de seu pensamento, Heidegger reforça que o ser é “dar
se como presença”, como aparição (alethéa), e a linguagem (lógos) é que possui o poder
de trazer para a presença o não-presente, ou seja: o “ser-aparição” dar-se por força da
linguagem e na linguagem. Ora, se a linguagem compreende todos os eventos e as
possíveis relações entre eles, do mesmo modo que compreende a consciência que o
homem tem de si e do mundo, interessa-nos descortinar o modo de existir que é
presentificado em Grandes Sertão: Veredas. A linguagem que Rosa construiu para
compor sua obra, mostra que a coerência da linguagem mantém coerência do próprio
mundo. Porém, assumimos que o mundo não possui uma essência universalmente
homogênea, cuja materialidade subsiste por si mesma. Antes, o mundo é um conjunto
não-quantificável, uma sucessiva série de fenómenos que se presentificam, que vem-a
ser, por meio da linguagem. É a partir deste escopo, que o trabalho investiga as maneiras
como a linguagem se dá principalmente no desenrolar da saga do jagunço Riobaldo,
procurando demonstrar que através do conceito heideggeriano de acontecimento
apropriativo (Ereignis), há um movimento de apropriação de si como resultante do pacto
de Riobaldo com o diabo. Notamos que esse foi um pacto com a liberdade da linguagem,
e que tanto seu viés linguístico quanto sua busca estão evidenciados em determinados de
Grande Sertão: Veredas, como a coragem que falta a Riobaldo; o poder simbólico e
ontológico presente em alguns elementos, como no conceito de vereda; os relatos de
Riobaldo sobre as travessias dos rios, e a própria concepção dele de vida como travessia.

MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - 853.***.***-72 - FERNANDO ANTONIO SOARES FRAGOZO - UFRJ
Interno - 1571966 - GUSTAVO SILVANO BATISTA
Presidente - 1351991 - JOSE RICARDO BARBOSA DIAS

Cadastrada em: 16/07/2025
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