Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GIOVANNA RIBEIRO DE SOUSA
DATA: 05/11/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Universidade Federal do Piauí
TÍTULO: FORMAÇÃO ESTÉTICO-LITERÁRIA DE DISCENTES DE PEDAGOGIA
PALAVRAS-CHAVES: Formação estético-literária. Formação inicial. Pedagogia.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
RESUMO:
A presente pesquisa é um estudo acerca da formação estético-literária de alunos do curso de pedagogia da Universidade Federal do Piauí – UFPI e suas significações sobre este processo e visa analisar esse fenômeno no contexto de pesquisa formação a partir da seguinte problemática: Que formação estético-literária os estudantes do curso de Pedagogia vem desenvolvendo ao longo do seu processo formativo e, quais as possibilidades de a pesquisa formação possibilitar o desenvolvimento desse princípio formativo (ou dessa dimensão da nossa humanidade?). Para responder a essa indagação será preciso uma articulação com os escritos sobre arte, pensamento e linguagem de Lev Vigotski e seus colaboradores da Psicologia Histórico-cultural e dos apontamentos críticos da Pedagogia Histórico-Crítica. Ambos os campos teóricos como o elemento do estético-literário aqui delimitado correspondem aos fundamentos encontrados na filosofia do materialismo histórico-dialético de Marx e Engels e seus principais apropriadores. Os instrumentos utilizados para a produção de dados serão um questionário, encontros formativos e o diário. A análise dos dados advindos destes instrumentos será realizada a partir da Análise de Conteúdos (Franco, 2005) e do Núcleos de Significação (Aguiar e Ozzela, 2008). Os resultados do Questionário apontam que, embora a maioria dos participantes afirmem gostar de ler, a maior parte lê apenas 1 ou 2 livros por mês. A maioria das respostas revelam que os estudantes encaram a literatura em sua formação como elemento de prazer, conhecimento do mundo e aumento do repertório crítico, verbal e cultural. Com base nos dados produzidos pelos encontros formativos e pelas entrevistas foi possível averiguar que boa parte dos participantes não possuía uma formação estético-literária satisfatória e que a formação ofertada impactou positivamente os participantes, estimulando potenciais críticos dos discentes acerca do papel da literatura em sua formação.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3781673 - CRISTIANE DE SOUSA MOURA TEIXEIRA
Interno - 2352093 - ELIANA DE SOUSA ALENCAR MARQUES
Interno - 3438829 - NEUTON ALVES DE ARAUJO
Externo ao Programa - 705.***.***-15 - GEORGYANNA ANDRÉA SILVA MORAIS - UEMA
Externo à Instituição - 785.***.***-87 - JOSÉ DERIBALDO DOS SANTOS - UECE
Cadastrada em: 21/10/2025