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Banca de DEFESA: FRANCISCO ALISSON DE SOUSA MARTINS
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO ALISSON DE SOUSA MARTINS
DATA: 08/08/2025
HORA: 09:00
LOCAL: A PRÁTICA EDUCATIVA NO ITINERÁRIO DE FORMAÇÃO TÉCNICA PROFISSIONAL NA REDE ESTADUAL DE TERESINA - PI
TÍTULO: A PRÁTICA EDUCATIVA DOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS DO ENSINO MÉDIO DE NÍVEL TÉCNICO - PROFISSIONALIZANTE NA REDE ESTADUAL DE TERESINA - PIAUÍ
PALAVRAS-CHAVES: prática educativa; ensino médio; educação profissional, itinerários formativos.
PÁGINAS: 130
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Entender o processo educativo, bem como sua prática, torna-se uma alternativa para exemplificar soluções às demandas emergentes no campo da educação, sobretudo no ensino médio, etapada educação básica que passa por reorganizações, constantemente, mas não se consolida em sua totalidade por questões estruturais e de ordem social. Nesse viés, a presente pesquisa parte da compreensão da prática educativa dos itinerários formativos do ensino médio na educação profissional de nível técnica, a partir da reforma instituída pela Lei nº 13.415/17, que propõe a formação geral básica e os itinerários formativos como parte da carga horária total do currículo. O estudo tem como objetivo geral compreender a prática educativa desenvolvida em âmbito do itinerário de formação técnica e profissional (FTP) em uma escola de ensino médio da rede estadual de Teresina-PI e, especificamente, caracterizar a prática educativa dos professores que atuam no itinerário de FTP; identificar o perfil formativo e profissional dos professores do ensino médio que atuam no itinerário de FTP; descrever limites e possibilidades da prática educativa desenvolvida no itinerário de FTP. Metodologicamente, a pesquisa é caracterizada como qualitativa, com viés etnomedológico do tipo descritiva. Como instrumentos de produção dos dados têm-se a observação participante, questionário, entrevista, diário de campo e análise documental. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública da rede estadual de ensino técnico-profissionalizante, localizada no município de Teresina-PI, tendo como participantes, professores que ministram os itinerários formativos e alunos dos diferentes cursos técnicos ofertados na instituição. Para organizar, interpretar e compreender os dados da investigação, foram utilizadas ideias referentes tanto da análise de conteúdo por meio de categorias explicitadas por Bardin (2016) e da Hermenêutica-Dialética discutida e Minayo (1998). Os resultados discorrem acerca dos elementos que constituem a prática educativa dos itinerários formativos e, mediante a análise das respostas dos professores, encontrou-se elementos como a formação continuada, estrutura física, diálogos e trocas, currículo, bases teóricas, gestão da aprendizagem, formas de avaliar, compreensão social, materiais didáticos e a cultura escolar. Por conseguinte, mostram que a configuração do ensino médio integrado ainda necessita de adequações, visto a realidade brasileira e as pesquisas recentes, as quais reafirmam tal proposição. Além disso, evidenciam uma necessidade de os professores e estudantes compreenderem o que são os itinerários formativos, sua relevância para a preparação para o mercado de trabalho, a capacitação dos professores e da comunidade escolar em geral sobre eles, formação adequada para ministrá-los e estruturação das escolas para receber esses percursos formativos. E, por fim, constata-se que muitos alunos passam por problemas socioemocionais e encontram-se indecisos sobre quais são seus projetos de vida. O estudo contribui, diretamente, para refletir sobre o ensino médio e a necessidade de que seja justo, realístico e contemplativo para cumprir seu papel de etapa da educação que representa o desenvolvimento integral, formação para o exercício da cidadania e preparação para o mundo do trabalho.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3220637 - ANTONIA DALVA FRANCA CARVALHO
Interno - 4174168 - MARIA DIVINA FERREIRA LIMA
Interno - 2217442 - RAIMUNDA ALVES MELO
Externo ao Programa - 010.***.***-85 - ANDREZZA MARIA BATISTA DO NASCIMENTO TAVARES - IFRN
Externo à Instituição - 00.000.000/8778-70 - JOAQUIM LUÍS MEDEIROS ALCOFORADO - UC

Cadastrada em: 07/07/2025
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SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 08/07/2025 04:53