CCN - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - Presencial - Teresina

 

Curso  Nível  Graduação

CENTRO DE CIENCIAS DA NATUREZA - CCN

J. Ensino, Pesquisa e Extensão

AS ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

 

De acordo com o Decreto nº 5.773/06, as instituições de educação superior podem ser credenciadas, conforme sua organização e respectiva prerrogativa acadêmica, como:

I - Faculdades;

II - Centros Universitários; e

III - Universidades.

As universidades se caracterizam pela indissociabilidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão. São instituições pluridisciplinares de formação dos quadros profissionais de nível superior, de pesquisa, de extensão e de domínio e cultivo do saber humano, que se caracterizam por:

I - produção intelectual institucionalizada mediante o estudo sistemático dos temas e problemas mais relevantes, tanto do ponto de vista científico e cultural quanto regional e nacional;

II - um terço do corpo docente, pelo menos, com titulação acadêmica de mestrado ou doutorado; e

III - um terço do corpo docente em regime de tempo integral.

 

A UFPI tem o compromisso social de atender às demandas locais e regionais nas quais estão inseridos seus campi, oferecendo à comunidade cursos de educação profissional técnica de nível médio, extensão, superior e pós-graduação (UFPI, 2020).

O ensino de graduação visa à obtenção de qualificação universitária específica, sendo aberto a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e obtido classificação em processo seletivo, seja através de vagas universais ou de vagas reservadas a ações afirmativas. Na UFPI, os Projetos de Ensino fazem parte do Programa de Apoio Acadêmico da UFPI e são regulamentados pela Resolução Nº 250/2018 –CEPEX, de 17/10/2018. Tratam-se de ações integradas de cooperação mútua entre docentes e discentes com atividade de ensino aprendizagem que visa promover o desenvolvimento intelectual do aluno, e tem por finalidade contribuir para sua formação. Para conhecer mais sobre essas e outras atividades de ensino de graduação na UFPI, acesse a página da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG).  

 

As atividades de pesquisa e inovação são processos criativos de produção de conhecimento, inclusive de forma interdisciplinar e multidisciplinar, que visam à integração das áreas de conhecimento e das atividades de ensino e extensão. A pesquisa deve ocorrer de forma transversal, permeando toda a Instituição, influenciando positivamente a qualidade do ensino, a formação integral do aluno, a qualificação dos professores, os processos internos de gestão, e o desenvolvimento de soluções aplicadas ao meio produtivo e à sociedade. Deve-se exaltar, no âmbito da Universidade, o desenvolvimento constante e continuado de pesquisa em todas as áreas de atuação, a fim de que seja reconhecida como uma instituição de excelência. A pesquisa, ao atender às demandas da sociedade, gera conhecimento que transforma a realidade social. Para interagir com a sociedade, é preciso, também, promover a inovação, bem como difundir o conhecimento e a tecnologia por meio de atividades de extensão. Para conhecer mais sobre essas e outras atividades de pesquisa e inovação na UFPI, acesse a página da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPESQI).  

 

As ações de extensão são atividades de natureza acadêmica, técnica ou cultural que, com a Resolução 053/2019-CEPEX que regulamenta a inclusão das atividades de extensão como componente obrigatório nos currículos de cursos de graduação da UFPI, em atendimento à Resolução 7/2018 CNE/MEC, poderão compor as atividades de extensão que obrigatoriamente estarão presentes em no mínimo 10% da carga horária dos cursos de graduação.

 

Abaixo, listamos as atividades de ensino, pesquisa e extensão em que os alunos de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas podem se interessar e participar, pois tais atividades estão bem amarradas com o curso.

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1Z16amLlCcAlNvJf8YQxIPKJmeEo4tWEU-7Jc5qLy-e8/edit?usp=sharing

 

Referências

Universidade Federal do Piauí, 2020. Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI: 2020-2024. Universidade Federal do Piauí, Teresina. 349 p. Disponível em: https://proplan.ufpi.br/images/conteudo/PROPLAN/PDI/PDI_2020_2024_UFPI_vf3.pdf. Acesso em: 07/06/2022.

 

 

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1070 20/04/2024 12:51